Como a realidade aumentada e a realidade virtual trazem inovação para empresas?

05/12/2018 | Tecnologia

Como a realidade aumentada e a realidade virtual trazem inovação para empresas?

Você conhece o que é a realidade aumentada? E realidade virtual? Pois saiba que você pode estar mais familiarizado com esses conceitos do que imagina.

Lembra do fenômeno Pokemón Go? Com ele, os usuários podem misturar o universo digital do jogo com a sua própria realidade, por meio da câmera do celular. Assim, os pokémons aparecem diretamente na tela do aparelho, causando a impressão de que estão realmente em frente aos jogadores. Esse é um claro exemplo da realidade aumentada.

Esse conceito, assim como o de realidade virtual, surgiu nos games e filmes de ficção científica, como Avatar, e estão cada vez mais ocupando outros espaços, inclusive o dia a dia das empresas.

Incluir esse tipo de tecnologia na sua empresa pode tornar o seu negócio ainda mais inovador.

Vamos entender melhor sobre as realidades aumentada e virtual? Continue lendo este artigo.

Realidade aumentada X Realidade virtual

A realidade aumentada (RA) é um recurso tecnológico que mistura a real com o virtual. Nesse processo, por meio de algum dispositivo como o celular, objetos e itens digitais são incluídos na nossa própria realidade, proporcionando uma interação mais profunda e em tempo real com a tecnologia.

Em 2017, o aplicativo Snapchat anunciou a inclusão da realidade aumentada em 3D nas suas funcionalidades. Assim, os usuários poderiam utilizar filtros em suas fotos e vídeos com objetos digitais que pareciam estar, de fato, no exato momento de captura das imagens.

realidade-aumentada-snapchat

O funcionamento é simples de entender. Após autorizar o acesso do Snapchat à câmera do celular, ela escaneia o ambiente real e o transmite para o aplicativo, para que essa imagem digitalizada da realidade possa ser combinada com os objetos virtuais dos filtros.

Tudo isso só é possível graças a recursos de TI (Tecnologia da Informação), a softwares potentes e à geolocalização. O software interpreta a imagem obtida com a câmera, identificando a localização da pessoa que está à frente do celular, e projeta em cima da tela as animações virtuais do aplicativo, permitindo a interação.

Essa possibilidade de integrar o mundo real com o universo digital é a principal diferença entre a realidade aumentada e a virtual.

A realidade virtual (VR) fica restrita ao ambiente digital, em que é criada uma outra realidade no computador, construindo um mundo totalmente novo, no qual o usuário pode se inserir em uma espécie de simulação virtual. Não há uma experiência interativa como na realidade aumentada.

O mais interessante é que esses recursos já estão sendo utilizados além dos games e filmes, sendo aplicados em negócios dos mais variados setores.

 

Como essas tecnologias podem beneficiar empresas?

Uma das principais vantagens desse recurso é que a realidade aumentada pode ser aplicada nos mais diversos canais, desde celulares e aplicativos até publicidade impressa, por exemplo, tornando um produto ou serviço mais interessante para o público. A realidade virtual também pode ser utilizada para o mesmo fim.

Com isso, um dos meios mais efetivos para se aplicar esse tipo de tecnologia é como um diferencial no atendimento.

Um grande exemplo disso é uma estratégia adotada pelo Laboratório Sabin, que usa realidade virtual para acalmar crianças durante exames. A tecnologia faz uma grande diferença no atendimento ao cliente pois ajuda a diminuir o medo e a dor da agulha durante a coleta de sangue, tranquilizado os pais em todo o processo.

Esse com certeza passa a ser um critério que os pais irão considerar na próxima vez que necessitarem levar os filhos para realizar algum exame.

Com relação à RA, é comum que feiras de universidades ou eventos tecnológicos, como a Campus Party, tragam algum tipo de estande de entretenimento com o recurso. Só o fato de ter a tecnologia acaba atraindo bem mais pessoas para o evento, pela experiência interativa, legal e inovadora que proporciona.

A previsão é de que as realidades aumentada e virtual sejam usadas cada vez mais como uma solução para agregar valor às marcas.

Já pensou em também tornar a sua empresa ainda mais inovadora para os seus clientes? Ainda há tempo!

Leia também:

 

LP TV WEB: Faça vídeos pensando no público alvo de sua empresa!

cative

Você também vai gostar de ler