Dicas para fotografia Light Painting
Light Painting é o assunto de hoje.
Pode ser que muitos nunca tenham ouvido falar dessa técnica, no entanto, ela é relativamente simples e pode oferecer resultados interessantes para quem está procurando um algo mais em suas fotos ou gosta de experimentalismos.
Claro que a técnica se torna muito divertida quando executada em grupo e pode render um bom período de entretenimento. Na realidade, o único limite para a técnica, sobretudo, é a imaginação de quem a está realizando.
Ou seja, traduzindo de forma literal, Light Painting significa pintura com luz.
A técnica utiliza desenhos feitos com luz em fotografias e é uma arte criativa e divertida de fazer, agradando fotógrafos amadores e profissionais.
Entretanto, o método é simples e conquista todos os clientes, de gestantes a noivas.
Com o Light Painting, você pode criar desenhos e formas com luz, pode destacar um objeto ou um personagem da cena e pode, ainda, utilizar luzes do cotidiano de forma diferente, criando efeitos com faróis de carros, por exemplo.
O método é criativo e não exige muitos materiais – basta uma câmera fotográfica e muita criatividade. Vamos lá?
1. Controle a sua câmera no modo manual para fazer o Light Painting
O primeiro passo é ter em mãos uma câmera que possua a função de controle Manual para controlar o ISO, a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Este último item é o que, de fato, fará a técnica funcionar. A fotografia é formada pela entrada de luz que atinge o filme ou o sensor digital, e o Light Painting precisa que a luz tenha mais tempo para esse processo. Ou seja, a velocidade de captura da imagem deve ser mais longa do que o normal.
2. Utilize um tripé
Como a fotografia vai levar alguns segundos para ser registrada, qualquer movimento pode alterar o resultado esperado, até mesmo uma simples respiração. Para evitar que a câmera se movimente, utilize um tripé e, se possível, um disparador remoto, que vai evitar movimento até mesmo no momento do clique. Caso não tenha um disparador remoto, vale programar o disparo automático da câmera.
3. Utilize lanternas ou similares para o Light Painting
Para criar os desenhos você pode utilizar lanternas, luzes de led, refletores e velas, por exemplo. Caso queira luzes coloridas, basta cobrir uma lanterna com papel celofane.
4. Observe a iluminação
A iluminação deve ser observada com cuidado. Para dar destaque aos focos de luz escolhidos, é melhor o restante do cenário estar escuro.
5. Observe os movimentos ao fazer o Light Painting
Observe os movimentos. A pessoa que passar fazendo o desenho com a luz não ficará visível na fotografia. No entanto, se a imagem contar com personagens, é fundamental pedir que permaneçam parados até o final. Qualquer pequeno movimento já é suficiente para resultar em uma imagem tremida.
6. Pense no resultado final
Se for escrever o nome de uma pessoa, por exemplo, lembre-se de escrever de trás para frente ou então escrever normalmente e girar a foto durante a edição. Pode ser preciso registrar mais de uma imagem para palavras longas, unindo todas ao final.
7. Pratique muito
Seja paciente e pratique. O método é simples, mas exige prática e paciência para conseguir resultados com maior qualidade. Nem sempre o primeiro resultado será como esperado, então se prepare para repetir a cena algumas vezes e peça calma a todos os participantes.
O Light Painting pode ser feito em estúdio ou em espaços abertos, de preferência com pouca iluminação para dar destaque aos pontos de luz determinados. Antes de fotografar em ambientes externos e com clientes, vale a pena praticar o método sozinho em casa ou no estúdio.
Dessa forma, você chegará preparado no dia do ensaio, garantindo um melhor resultado final para a fotografia.