Saiba a importância de edições de vídeo profissional

vídeo profissional

20/07/2020 | Vídeos - dicas

Saiba a importância de edições de vídeo profissional

O vídeo profissional é o assunto de hoje.

Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado – seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc.

Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor .

Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção de durante muito tempo foi considerada como o único processo original do cinema, aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem diferenciada das demais.

Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a mo

Os vídeos são uma ferramenta de comunicação muito poderosa.

Com eles, é possível transmitir mensagens a milhões de pessoas.

A competição do mercado na edição de vídeo profissional

Porém, conforme o mercado vai ficando cada vez mais competitivo, é exigido muito da edição e da qualidade dos vídeos de um modo geral. Por conta da natureza veloz da internet e da competitividade com outros meios, como as redes sociais, é preciso fazer de tudo para garantir o melhor produto possível.

A edição de filmes é tanto uma peça criativa quanto uma parte tecnológica do processo de pós-produção do cinema.

O termo é derivado do processo tradicional de trabalhar com filme, que envolve cada vez mais o uso da tecnologia digital.

O editor de filmes trabalha com as imagens brutas, selecionando fotos e as combina em sequências que criam um filme finalizado.

A montagem cinematográfica é descrita como uma arte ou habilidade, a única arte que é exclusiva do cinema, separando o cinema de outras formas de arte que a precederam, embora haja paralelos próximos com o processo de edição em outras formas de arte, como poesia e romance.

A edição de filmes é muitas vezes referida como a “arte invisível” porque, quando é bem praticada, o espectador pode ficar tão envolvido que não está ciente do trabalho do editor.

A arte é fundamental na edição

Em seu nível mais fundamental, a edição de filmes é a arte, a técnica e a prática de montar tomadas em uma sequência coerente.

O trabalho de um editor não é simplesmente unir mecanicamente partes de um filme, cortar lousas de filme ou editar cenas de diálogo.

Um editor de cinema deve trabalhar criativamente com as camadas de imagens, história, diálogo, música, ritmo, bem como as performances dos atores para efetivamente “re-imaginar” e até mesmo reescrever o filme para criar um todo coeso.

Editores geralmente desempenham um papel dinâmico na produção de um filme. Às vezes, diretores de cinema auteuristas editar seus próprios filmes, por exemplo, Akira Kurosawa, Bahram Beyzai e os irmãos Coen.

Com o advento da edição digital, os editores de filmes e seus assistentes tornaram-se responsáveis por muitas áreas do cinema que antes eram responsabilidade de outros.

Por exemplo, nos últimos anos, os editores de imagens lidavam apenas com isso – foto. Som, música e (mais recentemente) editores de efeitos visuais lidavam com os aspectos práticos de outros aspectos do processo de edição, geralmente sob a direção do editor de imagens e do diretor.

No entanto, os sistemas digitais têm cada vez mais colocado essas responsabilidades no editor de imagens.

É comum, especialmente em filmes de orçamento mais baixo, que o editor às vezes corte música temporária, faça efeitos visuais e adicione efeitos sonoros temporários ou outros substitutos sonoros.

Esses elementos temporários são geralmente substituídos por elementos finais mais refinados produzidos pelas equipes de som, música e efeitos visuais contratados para completar a imagem.

As técnicas e a montagem no vídeo profissional

A função do editor, principalmente, é trabalhar com imagens e sons para ajudar a produzir a resposta desejada. Porém, parte da função é cortar as partes ruins.

E é aí que um editor profissional faz a diferença. Com experiência e conhecimento, ele é capaz de reconhecer mais facilmente as partes ruins, prestando atenção nas sutilezas. Um problema no som pode ser suplantado, um enquadramento ruim pode ter o impacto diminuído com algum recurso e etc.

Um profissional de qualidade pode remover ou melhorar as partes ruins, aumentando a qualidade final do produto.

Além disso, editores são capaz de analisar a estrutura do vídeo, o objetivo e a mensagem que ele quer passar e a partir disso adaptar o tipo de edição cabível.

A edição nos filmes

Nos filmes, por exemplo, uma cena de ação não tem a mesma edição de uma cena dramática. A edição bem-feita no vídeo profissional é fundamental para exponenciar a sensação a ser transmitida.

O “Jump Cut”, por exemplo, é uma das técnicas mais comumente usadas em edições para vídeos na internet.

Por ser um meio mais rápido e descontraído, esse tipo de corte seco dá uma sensação de velocidade, além de prender a atenção do usuário.

É fundamental saber a medida correta pois, principalmente em vídeos de marketing, o ritmo tem que ser preciso. Uma narrativa lenta e demorada, ou uma muito rápida e confusa, têm o mesmo resultado: quem está vendo fecha o vídeo. Um profissional é capaz de encontrar o meio termo ideal.

Por fim, a edição marca o fim da jornada. Toda a pré-produção, o planejamento, o roteiro e a gravação em si, com as filmagens e a produção em geral, estão nas mãos de um único profissional. Um corte na hora errada ou o uso de uma música inadequada, pode estragar o produto, tornando inútil o todo o trabalho anterior.

Vale a pena confiar essa responsabilidade a um profissional.

E lembre-se: o Oscar de Edição é uma das premiações mais prestigiosas do evento. Então realmente é importante no vídeo profissional.

Os Programas de Edição de vídeo profissional

Os programas são a ferramenta principal de qualquer editor.

Os profissionais, com mais experiência e conhecimento, usam softwares mais avançados que permitem mais possibilidades. Os mais complexos possuem diversos atalhos e recursos, que podem ser combinados com conhecimento e criatividade para produzir um vídeo ótimo em um tempo menor.

Além disso, os editores estão acostumados com problemas e sabem lidar com eles. Quem nunca perdeu arquivos por uma falha no programa ou no computador? O profissional de edição não vai perder a cabeça.

vídeo profissional

vídeo profissional

Você também vai gostar de ler

video-nos-stories-aprenda-a-utilizar-a-ferramenta-a-seu-favor

16.10.2020 | Vídeos - dicas

Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

Se você chegou até aqui achando que os stories só existem no Instagram, garantimos que você precisa ainda mais deste conteúdo.

Saiba Mais
como-evitar-problemas-de-direitos-autorais-em-videos-astronautas

09.10.2020 | Vídeos - dicas

Direitos autorais: Saiba como evitar problemas em seus vídeos

Direitos autorais é uma questão com a qual você deve se preocupar antes mesmo de iniciar a produção de um vídeo.

Saiba Mais