5 Dicas para criar vídeos corporativos incríveis
Como criar ótimos vídeos corporativos incríveis? O termo “vídeo corporativo” geralmente não chamava a atenção de parceiros e clientes em potencial, no entanto, isso está mudando à medida que grandes marcas e pequenas empresas mudam sua abordagem ao vídeo corporativo tradicional para conteúdo de marketing digital.
Cada vez mais, as empresas estão tentando encontrar maneiras de criar conteúdo que possa envolver e entreter o público, em vez de apenas tentar vender algo ou promover a empresa.
No ambiente atual de comunicação bidirecional entre marcas e consumidores, as empresas se tornaram contadoras de histórias, e o vídeo é uma ótima ferramenta para educar seu público-alvo e promover um relacionamento com eles, além de converter um maior número de vendas.
Com isso, contratar uma empresa produtora de vídeo tem sido uma das principais estratégias para produzir e divulgar conteúdo de qualidade e profissional na internet.
5 Dicas para criar vídeos corporativos incríveis
O objetivo da estratégia é criar vídeos corporativos envolventes e de alta qualidade que ajudarão a solidificar seu relacionamento com os clientes existentes e atrair novos clientes em potencial.
Para ajudar você a começar, reunimos uma lista de dicas para criar vídeos corporativos excelentes e atraentes.
1) Escolha um propósito e encontre as histórias que conectem o público alvo
Nem todos os vídeos corporativos servem ao mesmo propósito e não deveriam ser iguais. Alguns vídeos são projetados para obter novos clientes, outros para obter novos funcionários, divulgar lançamentos, informar mudanças, promover a marca, etc.
Pense no que sua empresa tem a oferecer e como você pode oferecê-lo em um vídeo corporativo. Depoimentos de clientes podem ser uma ótima maneira de mostrar às pessoas seus produtos e atendimento ao cliente, além de mostrar o valor de sua empresa ou produto.
Já os depoimentos de funcionários podem ser uma maneira poderosa de recrutar novos contratados. As visões gerais de produtos podem ajudar os clientes em potencial a aprender mais sobre um produto e tomar decisões de compra mais informadas.
Vídeos e tutoriais “Como fazer” pode mostrar experiência em seu campo e fornecer uma lição valiosa para o consumidor. Você pode até tentar fazer um pequeno documentário sobre um cliente que apresenta seu produto.
2) Faça um planejamento para criar vídeos corporativos
Embora a arte do cinema possa desconectá-lo, a logística por trás disso provavelmente será uma segunda natureza para a maioria dos proprietários de pequenas empresas.
Como a maioria dos bons líderes de negócios sabe, o cerne de fazer as coisas é um plano bom e bem pensado, então não se apresse em seu vídeo. Depois de decidir o objetivo do vídeo, considere quem são as pessoas na empresa que devem contribuir com o vídeo? Quais recursos externos serão necessários? Qual é o orçamento? Linha do tempo? Etc.
Essas são apenas algumas das perguntas iniciais que você precisa fazer para criar vídeos corporativos, mas essencialmente ter um plano significa considerar o que precisa ser feito, como será feito, quem fará e quando será terminado. Não tente fazer tudo sozinho.
3) Encontre histórias que conectam, envolveram ou vá entreter seu público
Ao pensar nas histórias que apoiarão o propósito do seu vídeo, reconheça que nem todas as histórias são iguais. Alguns têm mais atração emocional do que outros, alguns são mais engraçados, alguns são cheios de ação.
Vídeos levam tempo e dinheiro e não há razão para gastar recursos valiosos em um vídeo ruim. Ao planejar criar vídeos corporativos, considere quais histórias você tem para contar e quais são as mais fortes.
Por exemplo, depoimentos de clientes em indústrias interessantes serão melhores do que os mais convencionais. Procurando recrutar? Funcionários que são oradores confiantes e defensores de grandes empresas se sairão melhor diante das câmeras do que aqueles que preferem trabalhar em silêncio.
Preocupado que suas habilidades não se aplicam a um “como fazer”? Se você estiver em uma indústria de nicho, encontre uma maneira de conectar sua habilidade a problemas ou tópicos do dia a dia, um contador pode explicar termos fiscais básicos ou maneiras de organizar dados financeiros.
Converse com sua equipe e pense em como você pode transformar a experiência de sua empresa em experiências interessantes para o consumidor por meio de vídeos corporativos. Lembre-se de mantê-lo simples e curto de acordo com o formato da plataforma em que será divulgado!
4) Qualidade de produção dos vídeos corporativos
Ninguém espera que o vídeo da sua empresa pareça um anúncio brilhante da Nike ou um filme de ação de grande sucesso, mas isso não significa que deva parecer que alguém o filmou sem profissionalismos pelo celular.
Se você deseja vídeos corporativos que tenham impacto, precisa investir neles como qualquer outra medida de marketing ou iniciativa da empresa. Ao planejar seu vídeo, considere quais histórias você tem para contar e quais são as mais impactantes.
A melhor forma de garantir um nível de produção digno é contratar profissionais de uma empresa de produção de vídeo.
No competitivo mercado de produção de vídeo de hoje, provavelmente há mais do que alguns produtores de vídeo em sua área e seu orçamento. Peça recomendações a amigos, pesquise online, encontre seus sites e revise seu trabalho, encontre alguém que faça um trabalho que você goste e comece uma conversa sobre orçamento e ideias.
Muitas vezes você pode encontrar empresas de produção de vídeo que farão tudo, desde o conceito até a pós-produção, ou outras que podem querer que você trabalhe no conceito e elas entrarão para produção e pós-produção.
5) Divulgue seu vídeo para o mundo
Agora que você fez seu vídeo e está pronto para compartilhá-lo com o mundo, você precisa lançá-lo de forma eficaz. Muitos cineastas dirão que um filme não está completo até que seja visto pelo público. O mesmo vale para seus vídeos.
Portanto, não fique muito preso na produção e pós-produção a ponto de esquecer o marketing e a distribuição. O YouTube é um ótimo lugar para hospedar seu vídeo. Além de ser o site de hospedagem de vídeo mais popular, é o segundo mecanismo de busca mais popular depois do Google, e seus resultados também são destaque nas pesquisas do Google, há diversos motivos para empresas terem um canal no youtube.
Além disso, ainda mais importante que a hospedagem é a promoção. Facebook, Instagram,Twitter, blog da sua empresa, site e lista de e-mail são ótimas maneiras de divulgar seus vídeos.
Tenha cuidado para não enviar spam para muitas pessoas, mas uma atualização ocasional com alguns videoclipes será realmente apreciada por muitos. Além de sua própria mídia social, tente lançar seus vídeos para publicações, especialmente publicações menores do setor que podem precisar de conteúdo de vídeo.
Dependendo do seu vídeo pode até funcionar para publicações maiores, mas independente do tamanho, quando você coloca seu vídeo em uma publicação significa que pessoas que você não conhece estão aprendendo sobre sua empresa.