Jornada do herói: transforme seus vídeos

Jornada do herói: transforme seus vídeos com histórias

12/02/2020 | Cinema | Vídeos - dicas

Jornada do herói: transforme seus vídeos

Não impressiona o storytelling ter se tornado a palavra do momento. Todos gostam de ouvir boas histórias. Mas como aprender a criar uma narrativa que empolgue e engaje o público? Um bom começo pode ser se inspirar na jornada do herói, de Christopher Vogler!  

O autor, baseado no livro “O herói de mil faces”  de Joseph Campbell, encontrou em sua obra um padrão nas lendas e fábulas populares responsável por torná-las longevas e interessantes. Assim, a jornada do herói passou a ser estudada por inúmeros aspirantes a escritores e roteiristas.   

A jornada possui 12 etapas. E, após conhecê-las, verá que muitos filmes e livros de sucesso da atualidade utilizam essa mesma estrutura. 

Está pronto para descobrir como criar um roteiro encantador? Então conheça mais sobre  1. o mundo comum, 2. o chamado à aventura, 3. a recusa do chamado, 4. o encontro com o mentor, 5. a travessia do primeiro limiar, 6. as provas, aliados, inimigos, 7. a aproximação da caverna secreta, 8. a provação, 9. a recompensa, 10. o caminho de volta, 11. a ressurreição e 12. o retorno com o elixir.  Acompanhe! 

1. O Mundo Comum

Nessa primeira etapa, o  herói (protagonista) ainda está no mundo comum, isto é, vivendo uma vida ordinária sem desafios a serem superados.

É no começo da história a sua maior oportunidade de gerar empatia com seu público! Ao mostrar o protagonista vivendo uma vida normal, é mais fácil que as pessoas se identifiquem com ele. A ideia é mostrar que ninguém nasce herói e que todo protagonista já foi coadjuvante. 

2. Chamado à Aventura

Sem conflito não há história! O chamado à aventura representa um desafio ou conflito que surge na jornada do herói e o obriga a sair da sua zona de conforto que é o mundo comum. 

A partir do chamado, o protagonista começa a se distanciar do seu antigo eu e começa a se tornar efetivamente o herói da história. 

No caso de vídeos institucionais, por exemplo, o herói aqui pode ser o fundador da marca,  que arriscou tudo começando a empresa do zero ao pedir empréstimo bancário. 

Na ficção, temos o caso de Harry Potter: o chamado à aventura dele se dá quando começa a receber corujas com cartas de admissão em Hogwarts. 

3. Recusa do Chamado

Nesse estágio da jornada, o herói mostra mais uma vez seu lado humano e não se sente à altura do desafio, decidindo recusá-lo e continuar em sua zona de conforto. Porém, o  conflito interno o persegue insistentemente. 

4. Encontro com o Mentor

É nesse momento de indecisão que aparece o mentor — uma figura que representa a sabedoria e a experiência. O mentor pode ser uma pessoa ou uma situação que forneça a coragem e conhecimentos necessários para o herói aceitar de vez seu chamado

No encontro com o mentor é comum que o herói ganhe novas habilidades, armas, itens mágicos e poderes que lhe serão úteis durante a jornada, além de aumentarem sua autoconfiança.  

5. Travessia do Primeiro Limiar

Na travessia do primeiro limiar o herói abandona definitivamente o mundo comum e embarca em sua aventura

A ideia da travessia é representar um posicionamento do herói, um ato sem volta, no qual ele deixa de lado suas inseguranças e decide encarar os novos desafios. Por isso, a travessia não precisa ser literalmente uma mudança física de local, mas pode ser qualquer situação que represente esse novo posicionamento. 

6. Provas, Aliados e Inimigos

Nessa etapa, o herói começa a enfrentar seus primeiros obstáculos, descobrir quem são seus aliados e quem são os inimigos. Todas essas provas servem para prepará-lo para o desafio final, além de reforçar a identificação com o público ao mostrar que o protagonista está superando suas dificuldades. 

7. Aproximação da Caverna Secreta

Esse momento representa uma espécie de pausa na qual o protagonista volta a refletir sobre a magnitude dos seus desafios, despertando seus conflitos interiores novamente. 

Essa etapa aponta que o herói está próximo de enfrentar seu maior desafio e que precisa colocar a cabeça no lugar para estar totalmente preparado. 

8. A Provação

Na provação, o protagonista finalmente enfrenta seu maior desafio! Essa é uma situação de quase morte que exige o martírio do herói para vencê-la. 

Esse momento representa uma espécie de morte e ressurreição da personagem. 

No final, o herói vence seu desafio, é claro. 

9. A Recompensa  

Após vencer sua maior prova e sobreviver à morte, o herói recebe sua recompensa. Ela  pode ser um objeto, tesouro ou uma nova habilidade. Essa etapa simboliza a transformação definitiva do protagonista em alguém mais forte. Um verdadeiro herói. 

10. O caminho de volta 

A história ainda não acabou. O herói precisa voltar para o seu “mundo original” com sua recompensa. 

O caminho de volta é um momento de reflexão pessoal do herói no qual o sentimento de dever cumprido se torna evidente. A aparente vitória é celebrada. 

11. A Ressurreição

Quando tudo parecia estar resolvido, o vilão ressurge para travar uma última batalha homérica com o herói. Esse é o clímax da história na maioria dos casos. 

A surpreendente ressurreição coloca uma enorme responsabilidade nos ombros do protagonista, que precisará se provar mais uma vez para proteger seus ideais. 

12. O Retorno com o Elixir

Após vencer de uma vez por todas o vilão, o herói retorna para o seu mundo com o “elixir da vida”, ou seja, os prêmios que conquistou em sua jornada. Todos o reconhecem como herói e celebram sua vitória. Dessa forma, ele termina sua jornada oferecendo um ensinamento ao público.  

 

A jornada do herói é um bom modelo para qualquer história. Não é necessário seguir estritamente os 12 passos, claro. Mas reunir as ideias e símbolos que os 12 passos representam é uma boa receita para uma história bem contada.  

Em suas produções audiovisuais, transforme seu cliente no herói da história, represente o papel de mentor e trabalhe para que ele vença todas as etapas de seus desafios! Essa é uma das abordagens possíveis da jornada do herói que você pode utilizar em seus vídeos.

Caso tenha alguma dúvida sobre como ser convincente ao contar sua história, solicite um contato da Astronautas e vamos estruturar o seu roteiro. Estamos à disposição para conversar sobre as melhores soluções de vídeo para sua empresa. 

Você também vai gostar de ler