Como escolher os melhores personagens para o meu vídeo corporativo

25/07/2017 | Notícias

Como escolher os melhores personagens para o meu vídeo corporativo

Bons personagens garantem melhor aceitação para o seu vídeo corporativo

Boa parte dos vídeos corporativos mostra pessoas em suas imagens. Utilizar personagens nos filmes é uma boa maneira de gerar empatia com o público no produto audiovisual, além de humanizar a marca por tentar retratar a realidade de uma forma mais fiel ao que realmente encontramos por aí.

Por isso, a escolha de um bom personagem para fazer parte do vídeo também é fundamental. Neste artigo falaremos um pouco sobre como selecionar um bom personagem.

Obviamente, tudo se refere à proposta do vídeo e a forma como ele quer se expressar e retratar sua empresa, mas falaremos principalmente sobre duas situações: quando o personagem do vídeo representa um funcionário da empresa e quando este personagem tem a função de retratar o consumidor.

A palavra chave é: representatividade. É importante escolher uma pessoa que contemple razoavelmente a verdadeira pessoa que deverá ser retratada.

Se o objeto dos personagens de seu vídeo são os funcionários, pode ser mais indicado utilizar o próprio funcionário como protagonista, e não um ator. Há situações em que só o colaborador consegue realmente expressar o espírito da empresa. Recomendamos que se escolha alguém de boa aparência – não falamos sobre alguém bonito, mas alguém que passe uma imagem de harmonia com os métodos e com a linguagem do empreendimento.

Recomendamos também que esta pessoa seja devidamente preparada para aparecer no vídeo. Isto significa maquiagem, briefing e demais orientações. De preferência, escolha alguém que tenha eloquência e uma boa dicção para transmitir ao público as informações com clareza e precisão.

Escolha alguém que goste da empresa e que se sentiria bem em se tornar o porta-voz, o “garoto propaganda” dos vídeos da empresa, pois assim, tudo iria ter uma aparência mais natural e fiel à realidade, potencializando o alcance.

Quando se vai retratar o público, é importante ter muito cuidado. Primeiramente, conheça bem o seu público alvo consumidor. Conheça suas principais características socioeconômicas e, se possível, fisionômicas. Cuidado! Existem públicos que, às vezes, não gostam de ser retratados como realmente são. Por exemplo: idosos.

A história possui casos de vídeos com produtos destinados a idosos que fracassaram, pois a imagem do personagem passou uma ideia de velhice que não foi bem aceita pelo público.

Ao conhecer bem quem deverá ser retratado, os critérios seguintes não são tão diferentes do que os utilizados para encontrar personagens dentre os funcionários da empresa. Prefira atores – ou pessoas comuns – com uma aparência amigável, boa expressividade, sinceridade no olhar, fala clara com boa entonação e roupas adequadas à forma como seu público geralmente se veste.

Ressaltamos que isto não são regras e que, ao depender da proposta do vídeo, é possível se explorar justamente características opostas para atingir resultados, mas, de forma geral, a escolha dos personagens passa pelas etapas que relatamos neste artigo. Produza vídeos corporativos melhore os resultados de sua empresa. O investimento pode ter um retorno excelente para os negócios!

videos-empresariais

Você também vai gostar de ler

edicao-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

04.09.2019 | Notícias

Edição de vídeo: dicas de especialistas

Ter vídeos criativos e bem produzidos da sua empresa pode impulsionar a sua estratégia de marketing.

Saiba Mais