A importância da escolha de uma boa trilha sonora

27/07/2017 | Notícias

A importância da escolha de uma boa trilha sonora

Trilha sonora faz toda a diferença para transmitir a mensagem em seu vídeo corporativo

Nos tempos do cinema mudo em que não se conseguia ouvir os atores, a trilha sonora era fundamental. Era ela que fazia toda a ambientação da cena que se passava diante do projetor, e também auxiliava na compreensão por parte do público que conseguia entender o que estava acontecendo.

Mesmo com o surgimento da fala nos vídeos e todo o avanço tecnológico, um dos recursos utilizado há mais de um século na produção audiovisual continua com uma importância inquestionável: a trilha sonora.

A trilha sonora de um vídeo faz toda a diferença na produção e no consumo de um vídeo corporativo, e é necessário que o produtor tenha muita percepção e sensibilidade na hora de escolher para não fazer uma seleção ruim de trilhas, a qual prejudicará a transmissão da mensagem.

Em um vídeo corporativo, a seleção da música de fundo deve preconizar a clareza das informações transmitidas e a compreensão do público para que não fiquem dúvidas.

Tudo dependerá também da proposta idealizada para aquele vídeo corporativo. Há ocasiões em que a melhor trilha deve ser neutra e em volume baixo, quase inaudível – a famosa “musiquinha de elevador”.

Às vezes, a trilha deve executar um papel mais ativo dentro da mensagem, ser mais alta e ser executada apenas junto à imagem, sem voz ou letras no vídeo. Tudo dependerá do contexto e das intenções que se pretendem atingir com a produção daquele vídeo.

Lembre-se sempre que o vídeo é um produto audiovisual, portanto, uma composição de vários elementos. Dentre eles, temos as imagens, as letras, e informações gráficas estáticas ou não. Podemos ter também voz e trilhas sonoras.

Todos estes elementos precisam ter função e uma coesão dentro do vídeo corporativo, isso para que tudo aquilo faça sentido e possa ser compreendido pelo público de forma ágil e eficaz. Portanto, o desafio de um bom vídeo é unir todos estes elementos de maneira que eles fiquem agradáveis e transmitam ideias.

Pense nas combinações possíveis! Experimente o texto junto a uma trilha suave, tente novas opções com trilhas mais pesadas. Veja como o áudio se comporta quando executado junto ao vídeo. Avalie se aquele produto realmente compreende as ideias da empresa e tem o efeito desejado. Pesquise músicas, trilhas, orquestras, teste diversas vezes até encontrar a trilha mais adequada!

Lembre-se também que as trilhas podem mudar ao longo do vídeo. Para isso, é necessário uma transição que faça sentido para intercalar uma trilha e outra. Para escolher a transição adequada, vale avaliar as características da música que antecede e da que sucede a transição. Faça este mesmo teste considerando as imagens e também as duas trilhas já citadas.

Sua trilha pode ser um “dissolve”, em que uma trilha gradativamente dá lugar a outra, bem como pode ser algo mais abrupto, como a simples troca repentina de músicas, ou ainda a substituição das faixas intercaladas por um efeito sonoro como um “scratch”.

Tente todas as opções possíveis, mas tenha em mente que o objetivo da trilha é zelar pela boa imagem de empresa e priorizar a clareza da mensagem do vídeo. Conte com profissionais para ajudar seu negócio com os melhores vídeos!

orcamento-tv-web

Você também vai gostar de ler