Conheça inovações no audiovisual e veja como utilizá-las em seu vídeo corporativo
Inovação e ideias inusitadas para vídeos conquistam o público e constroem ótima imagem pública para seu empreendimento
Quando falamos em audiovisual, nos referimos a um setor de produção midiática que está em constante inovação, renovação e reinvenção. Ou seja, os produtores de audiovisual nunca desempenham o seu trabalho do mesmo jeito, e ao longo do último século, diversas formas de se fazer vídeos de qualquer espécie foram experimentados por produtores e cineastas.
Neste texto, iremos apresentar algumas das inovações no audiovisual que tem conquistado clientes e o público, de forma geral.
Quando pensamos na produção audiovisual, estamos analisando um tipo de produto cultural que se desenvolve em duas frentes: a tecnológica e a cognitiva.
Na primeira, a indústria da tecnologia de imagem, da reprodução, da captação, dos sonhos e da luz se esforça para lançar regularmente câmeras, gravadores, acessórios e outros dispositivos para ajudar os produtores de vídeos a ter cada vez mais opções para aplicar suas ideias.
A cognitiva está justamente em novas formas de aproveitar destes dispositivos tecnológicos para desenvolver vídeos inovadores e que apresentem suas mensagens de formas diferentes. É um processo um pouco artístico, intelectual, psicológico e também técnico, que busca reunir diversos atributos dos produtores para que o resultado final – o vídeo – possa agradar ao público.
Tendências tecnológicas para o audiovisual
O nosso tempo é um momento marcante para a produção audiovisual. Testemunhamos o lançamento das resoluções HD, 4K e até 8K, com uma definição simplesmente para as imagens dos vídeos corporativos.
É uma grande oportunidade para que sua empresa mostre todo o potencial de produção de seus serviços e mercadorias para um público cada vez mais exigente e bem informado.
Além da boa definição, novas formas de enxergar o mundo estão sendo possibilitadas pelas novas tecnologias de captação de imagens. Como exemplo, podemos citar a realidade virtual, as micro câmeras esportivas e os drones.
Com a realidade virtual, o espectador é completamente inserido no mundo do vídeo, e não importa para onde olhe, ele estará imerso naquele universo.
Uma tecnologia sofisticada, mas que tem sido cada vez mais popularizada pelas marcas. Com as câmeras esportivas, é possível chegar em locais antes inalcançáveis para as câmeras comuns.
Gravações de alta velocidade, posições onde uma grande câmera não conseguiria ser colocada e outras possibilidades se tornam realidade com as micro câmeras, sem que se perca sequer um pixel de qualidade de imagem.
Por fim, os drones estão tornando fáceis e baratas a captação de imagens aéreas. Sua empresa pode aproveitar essas possibilidades e ser exibida por muito mais ângulos para o desenvolvimento de um bom vídeo institucional.
Inovações no audiovisual: o poder da mão do produtor
Nossos tempos também são característicos no audiovisual por permitir que mais pessoas produzam vídeos apenas utilizando um simples e barato celular. Ele confere uma característica de testemunho e de registro que nunca antes pode ser experimentada.
Muitos usuários amadores acabam por captar suas imagens com o dispositivo na vertical – isto se tornou tendência, e até mesmo os produtores profissionais de audiovisual agora também filmam com o celular “em pé”.
Isto dá um charme diferente à imagem, e explora ângulos que antes seriam criticados por qualquer especialista em vídeos. Agora, um vídeo na vertical pode fazer da imagem de sua empresa algo muito mais fácil de assimilar por parte dos consumidores.