Multiplique o alcance e os efeitos de seu vídeo corporativo
Estratégias de disseminação podem tornar seu conteúdo acessível para muito mais pessoas
Vídeos corporativos são uma das estratégias mais efetivas e comuns para que uma empresa consiga se tornar conhecida, construir uma boa imagem frente aos agentes da sociedade e assim, conseguir fazer mais negócios, espalhando seus produtos e serviços pelo mercado. Mas de nada adianta produzir um material de altíssima qualidade, com planejamento, história, mensagem e definição para que ninguém assista.
É fundamental que este conteúdo seja visto pelo maior número de pessoas possível, e para isso, algumas ações podem ser tomadas a fim de aumentar orgânica ou de forma patrocinada o alcance de seu vídeo corporativo.
Neste texto, mostraremos algumas formas de fazer com que seu vídeo “bombe” na internet e traga os melhores resultados para o empreendimento, oferecendo grandes retornos.
Internet e redes sociais
Sempre que produzir ou encomendar um vídeo corporativo para sua empresa, busque sempre estudar e planejar alguns aspectos. Dentre eles, qual o suporte mais adequado para transmiti-lo e qual seu público alvo provável. Quando falamos em suporte, estamos restringindo nossos meios à internet e às redes sociais.
As possibilidades são muitas: Youtube, a mais popular, Vimeo, a mais profissional, e redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram – as de mais acesso.
Encaixe a mensagem e a construção de seu vídeo ao público-alvo que deseja atingir e também ao meio no qual este vídeo será propagado. Lembre-se que na internet os conteúdos são exibidos aos usuários conforme eles demonstram interesse por certos temas – de acordo com seus históricos de pesquisas e acessos.
Sendo assim, divulgue seus vídeos nas mídias certas: onde seu público alvo pode ser mais atingido? Se possível, publique em todas as mídias! Mas lembre-se que terá de administrar a página dos conteúdos posteriormente.
Se necessário, invista mais
Caso sua campanha ainda esteja iniciando na internet, ou se a empresa ainda não possui o prestígio necessário para que os vídeos que ela produza sejam assistidos por milhões de pessoas de forma espontânea, pode ser interessante patrocinar postagens ou links para que o alcance de seu vídeo seja ampliado de maneira artificial, ou seja, de forma paga, e não com os próprios compartilhamentos dos usuários.
As redes sociais, o Google e outras empresas de conteúdo online possuem opções extremamente acessíveis para anunciar o seu conteúdo investindo pouco e aumentando exponencialmente o número de internautas alcançados. Estude o orçamento e, se preciso for, invista.
Use uma linguagem moderna, leve, informativa e que combine com as pessoas que assistem. É mais comum do que imaginamos que uma página divulgue um vídeo, ele se torne viral ou meme e seja compartilhado por milhões de pessoas, e a empresa responsável pela produção não gastou um centavo sequer a mais com aquilo.
Por mais que estas reações sejam impossíveis de controlar, sua empresa pode planejar algumas variáveis de consumo antes mesmo de produzir o conteúdo audiovisual. Pesquise as tendências e os hábitos dos internautas de seu tempo e, se for coerente, use um humor inteligente para cativar o público.
Dê uma olhada neste artigo também: Anúncios na televisão ou internet? O que vale mais a pena?