Briefing para vídeo: saiba o que perguntar ao cliente

Briefing para vídeo: saiba o que perguntar ao cliente

18/08/2020 | Vídeos - dicas

Briefing para vídeo: saiba o que perguntar ao cliente

Sem um bom briefing, dificilmente você produzirá um bom vídeo. 

O documento, muito conhecido por quem trabalha nas áreas de publicidade, marketing e audiovisual, integra a etapa de pré-produção de um projeto e tem como principal função traduzir para o papel todos os anseios de um cliente. 

Neste artigo, em resumo, vamos listar algumas perguntas que precisam ser respondidas no briefing de um projeto de vídeo. Se você ainda não sabe como montar o briefing perfeito, não se preocupe. Você está no lugar certo. Vamos nessa? 

O conceito de briefing

A palavra “briefing“ vem do inglês “brief”, que significa “breve” em português.

Entretanto, a ideia é justamente fornecer um breve relato de todos os pontos necessários para que um projeto atenda às solicitações do cliente.  

Imagina só se um cliente tivesse que conversar com cada membro da equipe para dizer o que ele espera do projeto e como ele deve ser feito.

Ou seja, o briefing é o “documento oficial” que atesta tudo o que o cliente solicitou.  

Perguntas obrigatórias

Lembre-se, briefing é sobre ser breve.

Portanto, você precisa focar nos detalhes mais importante para realizar o projeto e explicá-los de maneira sucinta no documento.

Afinal, se seu briefing tiver dez páginas, dificilmente a sua equipe vai lê-lo e, logo, todo o seu propósito vai por água abaixo.  

Quem é o cliente?

Descubra quem é o cliente, um pouco da sua história, sobretudo, valores e missão, se é uma empresa mais tradicional ou moderna e se já utiliza estratégias de vídeo marketing.

Tente ilustrar o cliente como persona e os faça as perguntas necessárias para construir um arquétipo. Lembre-se: estudar o seu cliente antes de construir com ele o briefing é essencial.

Especialmente, uma análise prévia pode gerar insights sobre perguntas mais específicas que você pode fazê-lo, além de mostrar profissionalismo. 

Qual é o objetivo do vídeo?

Pergunte o porquê do cliente querer produzir o vídeo.

Ou seja, aonde ele quer chegar com o produto, porque ele acredita que o vídeo pode gerar os resultados esperados, qual mensagem ele quer transmitir e que “problemas” que o vídeo deve solucionar.  

Onde será divulgado?

Nesse sentido, verifique as plataformas que o cliente pretende divulgar o vídeo. Redes sociais, YouTube, veículos televisivos: cada plataforma exige formatos e linguagens diferentes, por isso essa informação é primordial para a produção. 

Definidos os canais de divulgação, também é importante perguntar sobre especificações técnicas como: tempo de duração do vídeo, resolução e formatos de arquivo, por exemplo. 

Qual é o público-alvo?

Essa informação faz parte dos objetivos do vídeo, porém, merece destaque por influenciar ostensivamente o roteiro e o planejamento da produção. Personagens, falas, cenários e figurinos; tudo deve ser pensado com o objetivo de atingir o target do cliente

 Qual deve ser o estilo do vídeo?

O cliente pode já ter ideias prontas de como deve ser o estilo do vídeo – animações, composição com fotos, personagens em 2D, efeitos especiais, lettering.

De tal forma que , saiba como seu cliente imagina o vídeo e, caso necessário, faça sugestões de estilos que achar mais apropriados para ele. Para entender melhor como o cliente vislumbra o projeto de vídeo, é essencial que você peça referências!

Elas podem constar no seu briefing e auxiliar a equipe de produção e pós-produção, por exemplo.

Isso porque, um figurino similar ao utilizado por uma atriz, um plano-sequência que se assemelhe ao realizado por um diretor em um dado filme, busque referências!

Qual é a deadline?

O deadline também deve estar no seu briefing, ou seja, descubra o prazo para a sua produção. Essa parte, quando bem feita, pode evitar muitos transtornos no futuro. Negocie um prazo que seja bom tanto para a equipe de produção quanto para o cliente, por exemplo.

Com base nisso, faça um cronograma realista e tente segui-lo ao máximo.  

Compartilhe com o cliente

Após finalizar seu briefing, compartilhe o documento com o cliente para que ele possa revisar tudo que foi acertado entre vocês e aprovar ou pedir ajuste de alguma informação. Caso esteja tudo certo, compartilhe com a equipe de produção. Esse processo garante que você e o seu cliente estejam de acordo quanto ao que foi solicitado para o projeto. 

Na Astronautas Filmes temos mais de 10 anos de experiência com produção de vídeo e garantimos: qualquer produção nossa passa por um briefing antes! Especialmente porque nós sabemos como é importante fazer as perguntas certas para montar o briefing perfeito.  

Caso queira conversar com um de nossos especialistas sobre briefing ou qualquer outro assunto relacionado à produção de vídeo, CLIQUE AQUI para entrar em contato. 

 

Briefing

 

Leia também:

COMO GRAVAR VÍDEO PARA O PROJETO DO MEU CLIENTE?

LANÇAMENTO DE PRODUTO: COMO UTILIZAR O VÍDEO

COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA CLIENTES GRANDES

 

Você também vai gostar de ler

video-nos-stories-aprenda-a-utilizar-a-ferramenta-a-seu-favor

16.10.2020 | Vídeos - dicas

Vídeo nos Stories: aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor

Se você chegou até aqui achando que os stories só existem no Instagram, garantimos que você precisa ainda mais deste conteúdo.

Saiba Mais
como-evitar-problemas-de-direitos-autorais-em-videos-astronautas

09.10.2020 | Vídeos - dicas

Direitos autorais: Saiba como evitar problemas em seus vídeos

Direitos autorais é uma questão com a qual você deve se preocupar antes mesmo de iniciar a produção de um vídeo.

Saiba Mais