Top 5 tecnologias que fizeram as produções audiovisuais evoluírem

25/05/2018 | Vídeos - dicas

Top 5 tecnologias que fizeram as produções audiovisuais evoluírem

A produção audiovisual é uma das formas de conteúdo mais fascinantes que os seres humanos foram capazes de desenvolver ao longo do tempo. Assim como a humanidade, os vídeos também evoluíram, se tornando um instrumento indispensável – tanto no que diz respeito à produção cultural como também formas de fazer negócios.

Para que essa evolução fosse possível, os equipamentos utilizados para esta produção também se tornaram surpreendentes no que diz respeito à tecnologia. Veja só os 5 equipamentos que mais evoluíram ao longo das últimas décadas.

1 – Câmeras

A captação de vídeo e áudio é uma das etapas fundamentais da produção audiovisual. Nos últimos anos, a captação analógica de vídeo foi desaparecendo, enquanto o vídeo digital tomou conta das telinhas e telonas. De meros 144p de resolução, hoje em dia, nossas câmeras conseguem captar até 8k de definição, ou seja, 8 vezes uma imagem em HD!

Isso é fundamental, pois a qualidade das imagens ajudou filmes a se tornarem mais emocionantes e vídeos corporativos ou promocionais mais efetivos em seus propósitos. A tecnologia também foi acompanhada pelas TVs e monitores, que estão cada vez maiores e com uma resolução melhor ainda.

Além da qualidade, é interessante lembrar também de outras câmeras interessantes que encontramos por aí, como as minúsculas câmeras esportivas ou câmeras com mais de uma lente, desenvolvidas para a criação de imagens em 3D.

2 – Ilhas de edição

Pouca gente lembra ou viveu isso recentemente. Mas houve um dia em que a edição de vídeo era feita com cortes mecânicos sobre as fitas em que os vídeos estavam gravados. Isso limitava a precisão do corte e ainda por cima dificultava a pré-visualização de quem editava vídeos – e mesmo assim, ainda era possível criar obras de arte!

As novas ilhas de edição computadorizadas são softwares com uma capacidade impressionante de processamento. Isso possibilitou ainda que mais pessoas pudessem criar e editar vídeos com qualidade profissional, popularizando a tecnologia.

3 – Tripés e demais materiais de suporte

Não é só do glamour das câmeras e televisores de última geração que vive a produção audiovisual. Tripés e demais materiais de apoio também são necessários para fazer um vídeo ou filme de qualidade profissional. E estes equipamentos também evoluíram muito nos últimos anos – tanto os tripés convencionais, que se tornaram mais leves e estáveis, quanto equipamentos inovadores, como os “Steadycams” – suportes de mão para que o cinegrafista filme sem tremer a imagem, entre outros.

4 – Drones

Os drones têm revolucionado a produção audiovisual. Hollywood sempre contou com helicópteros para fazer imagens aéreas, mas as médias e pequenas produtoras sempre estiveram presas ao chão. Os drones adicionaram mais perspectivas possíveis para que os videomakers pudessem extrapolar suas criatividades.

5 – Telefones celulares

Os telefones celulares transformaram a produção audiovisual, com suas câmeras e microfones cada vez mais potentes. Hoje em dia, qualquer vídeo ou filme pode ter um “quê” a mais de imersão quando o cinegrafista literalmente “entra na cena” com um celular na mão.
decolamos

Você também vai gostar de ler

aulas-em-video-astronautas-produtora-de-filmes

30.09.2019 | Vídeos - dicas

EAD: O que é indispensável para produzir aulas em vídeo

Autonomia de tempo é um dos valores mais presentes do mundo atual e que tem exigido das instituições educacionais uma nova forma de compartilhar conhecimento.

Saiba Mais
video-marketing-astronautas-produtora-de-filmes

21.08.2019 | Vídeos - dicas

Vídeo Marketing: como analisar resultados corretamente?

Como saber se a minha campanha de vídeo marketing foi realmente efetiva?

Saiba Mais
videos-animados-para-empresas-astronautas

08.08.2019 | Video Corporativo | Vídeos - dicas

Vídeos animados para empresas: quando usar?

Mais uma vez, a história se repete: quando se começa a usar vídeos animados na comunicação e no marketing de uma empresa...

Saiba Mais