Acompanhe os resultados do marketing digital com os seus vídeos

03/05/2018 | MARKETING DIGITAL

Acompanhe os resultados do marketing digital com os seus vídeos

Você escreveu o roteiro, criou os gráficos e fez seu vídeo explicativo. Você até mesmo incorporou esse vídeo na página inicial do seu site e o divulgou em todas as plataformas, do YouTube ao Facebook. Parabéns! Agora o trabalho duro começa. É hora de acompanhar as métricas e ajustar seu vídeo para ver o que funciona e o que não funciona. Avalie o sucesso (e a falha) de seu vídeo marketing com essas 7 métricas para criar públicos-alvo personalizados, landpages mais eficientes, melhores CTAs e aumento das taxas de engajamento e conversões em todo o site.

1. CONTAGEM DE VISUALIZAÇÕES

A métrica mais simples, porém, mais enganosa de todas. A contagem de visualizações informa o número bruto de quantas vezes seu vídeo foi visualizado (como você poderia esperar).
Basicamente, suas visualizações indicam o alcance do seu conteúdo de vídeo. Se você quiser que seu vídeo seja visto por milhões de pessoas em seu público-alvo, convém acompanhar as visualizações. No entanto, esteja ciente de que as visualizações são contadas de maneira diferente na Web. Por exemplo, no YouTube, uma visualização é contada quando 30 segundos de um vídeo são assistidos, enquanto no Facebook são apenas 3 segundos. Portanto, se você colocou o vídeo em vários canais, lembre-se disso ao agregar os dados.

2. TAXA DE REPRODUÇÃO

A taxa de reprodução é a porcentagem de visitantes da página que realmente clicaram em reproduzir e começaram a assistir ao seu vídeo.
Essa métrica é uma boa medida da relevância do seu conteúdo de vídeo para o local em que ele é colocado e de como ele atrai visitantes para assisti-lo. Nem todos os vídeos terão taxas de reprodução iguais. Não depende apenas da atratividade do vídeo, mas também do seu conteúdo. Um vídeo que agrade amplamente a todos em seu público-alvo provavelmente terá uma taxa de reprodução maior.

3. ENGAJAMENTO

Aqui é quando chegamos à verdadeira questão de quão eficaz é o seu vídeo.
O envolvimento de cada espectador mostra quanto do seu vídeo eles assistiram e é expresso como uma porcentagem. O engajamento médio, também uma porcentagem, informa quanto do seu vídeo todos os espectadores assistiram em média.
Essa métrica é incrivelmente útil, especialmente se você a ver expressa como um gráfico de engajamento que mostra como o público como um todo assistiu, assistiu novamente e parou de assistir ao vídeo. Com esses dados, você pode começar a avaliar a qualidade e a utilidade de seus vídeos.
Se você tiver uma call to action (CTA) no final do vídeo, desejará que seu público-alvo o alcance, mas, com um gráfico de engajamento, talvez perceba que muitos de seus espectadores estão desistindo antes desse momento.

4. COMPARTILHAMENTO SOCIAL

Esta é uma métrica com a qual você, sem dúvida, está familiarizada. O compartilhamento social mostra o quanto as pessoas compartilham seu conteúdo de vídeo, geralmente medido pelo número de compartilhamentos nas mídias sociais.
Embora pareça não significar muito por si só, o compartilhamento social leva a mais visualizações para seu vídeo, o que geralmente leva a mais compartilhamento. É também uma boa medida de como o seu vídeo é atraente para o seu público-alvo (e outros), e como eles estão dispostos a espalhar a palavra sobre isso. Isso tudo leva a uma maior conscientização do seu negócio ou marca, bem como a oportunidade de explorar uma parte maior do seu público-alvo. Acompanhe também os comentários que você recebe sobre seu vídeo e se as pessoas estão dizendo coisas positivas ou negativas.

5. TAXA DE CLIQUES

Outra métrica que não é exclusiva do vídeo, a taxa de cliques (CTR) é a porcentagem de espectadores que clicam em qualquer CTA que você inclua em seu conteúdo de vídeo.
Sua CTR fornecerá uma indicação do sucesso do seu vídeo, incentivando os espectadores a realizar uma ação. Certifique-se sempre de que o seu CTA corresponde ao vídeo em que foi colocado. Não deve ser apenas relevante para o tópico do vídeo, mas também deve ajustar ao tom e design do vídeo.

6. TAXA DE CONVERSÃO

Conversão é o número de leads ou clientes que você ganhou graças a um conteúdo em vídeo. Dependendo das oportunidades de conversão em seu site, eles podem ter preenchido um formulário, assinado, feito uma compra ou convertido.
Essa métrica é um pouco mais complicada de acompanhar e provavelmente envolverá alguma configuração por meio de um software de análise separado para seu host de vídeo, como o Google Analytics.
O vídeo pode ser uma excelente ferramenta para ajudar a aumentar sua taxa de conversão, seja recebendo mais visitantes para se inscrever em seu newsletter ou incentivando os clientes recorrentes a comprar de você novamente.

7. FEEDBACK

A métrica principal é o feedback do seu vídeo, que abordamos brevemente no compartilhamento social. Este não é um número, mas sim os dados qualitativos que você pode obter acompanhando como os espectadores reagem e comentam seu conteúdo de vídeo.
Avalie o tom dos comentários e, assim, a reação geral ao seu vídeo. Positivo é geralmente melhor do que negativo, mas as emoções humanas são complexas e você pode nem sempre estar procurando por esse tipo de feedback. Por exemplo, muitos vídeos de caridade se baseiam na expressão de uma emoção negativa para o público, como tristeza ou pena.
Devido à natureza qualitativa do feedback, é difícil sugerir maneiras de “melhorar” essa métrica. No entanto, não esqueça esse lado mais humano dos dados e não tenha medo de usá-lo como prova para criar conteúdo de vídeo mais adequado ao seu público-alvo no futuro.

Preste atenção aos dados, mas não tire conclusões precipitadas. Pense em por que as coisas mudaram, seja para melhor ou para pior, e o que isso significará mais adiante. Acima de tudo, lembre-se de aprender com essas métricas para melhorar continuamente a cada novo vídeo. Gostou do conteúdo? Acesse o blog e saiba mais sobre vídeo marketing.

Leia mais:

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Você também vai gostar de ler

producao-de-video-conteudo-em-video

25.09.2019 | MARKETING DIGITAL

6 marcas que estão inovando com a produção de vídeos

Se você investe na produção de vídeos ou pretende investir, mas está carente de boas referências, este artigo é para você.

Saiba Mais
divulgacao-com-video-astronautas-produtora-de-filmes

12.09.2019 | MARKETING DIGITAL

4 dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo

Se você veio parar aqui, provavelmente deve saber que as campanhas de divulgação com vídeo estão bombando, certo?

Saiba Mais
marketing-para-clientes-grandes-astronautas

28.08.2019 | MARKETING DIGITAL

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

Você precisa inovar na estratégia de marketing para clientes grandes? Que tal se atualizar, inovar e investir em recursos audiovisuais ?

Saiba Mais