Dicas para storytelling

Storytelling

10/07/2020 | MARKETING DIGITAL

Dicas para storytelling

Storytelling é um termo com origem na língua inglesa utilizado para qualquer conteúdo que conte uma história. Apesar de parecer um conceito novo e moderno, por ser utilizado como uma forte estratégia de marketing, o ato de contar histórias remete ao início da humanidade, que desenvolveu desenhos, alfabetos e idiomas com o objetivo de se comunicar e de registrar histórias. Assim, é fácil perceber a força do storytelling.

Temos facilidade em reconhecer quais histórias gostamos de ouvir, mas nem sempre estar do outro lado e ser a pessoa que escreve a história. Por isso, separamos algumas dicas para você que quer dar os primeiros passos no storytelling.

As melhores dicas para se aventurar no mundo do storytelling

1. A história certa para o público certo

O primeiro passo é definir e estudar o público-alvo. Quando você souber para quem falar, então fica mais fácil escolher o quê escrever, como passar a mensagem e quando divulgar o conteúdo. Estilo e conteúdo devem estar de acordo com o perfil do público-alvo. Dessa forma, é possível levar a mensagem certa para as pessoas certas e obter um resultado satisfatório.

2. A jornada do herói

“Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, foi publicado em 1605 e segue nas listas de livros mais vendidos na história da humanidade. O segredo? A jornada do herói. O público gosta de acompanhar as tentativas e fracassos do herói antes de seu esperado final feliz.

3. Sem limites para os rascunhos do storytelling

Faça quantos rascunhos precisar. Não tenha medo de revisar, editar e alterar o que for necessário enquanto escreve. Afinal, é melhor ter calma e lapidar o trabalho antes de lançar, do que tentar recuperar falhas após o público ter o primeiro contato com a história.

4. Você pode começar pelo final

É isso mesmo. Para ajudar a soltar a sua criatividade e deixar o processo de escrita mais simples, vale começar escrevendo o final da história. Em seguida, basta preencher o caminho que levou o herói ao final de sua história. Essa dica é bastante útil pois permite que o autor veja com clareza qual é o resultado esperado em cada parágrafo, qual é o objetivo de cada frase.

5. Liberte as suas ideias na construção de um storytelling

Escreva tudo que vier à sua mente sem julgar nem analisar. Afinal, é sempre possível revisar e reescrever. Você já deve ter escutado autores falando que a história simplesmente “veio” para eles. Nem sempre a criatividade colabora e flui com tanta qualidade, mas se as ideias forem surgindo vale a pena aproveitar o momento e deixar fluir tudo para o papel.

6. Compartilhe

Abra os seus rascunhos para colegas de trabalho e demais amigos darem opinião. Muitas vezes, uma pessoa que está menos envolvida com a história pode ter ótimas ideias e acrescentar dicas que fazem toda a diferença no resultado final. Vale, até mesmo, pedir a opinião do público. Assim, eles sentirão que têm a opinião valorizada e que são importantes, além, é claro, de ficarem mais ansiosos para ver o resultado final do seu trabalho.

As melhores dicas para se aventurar no mundo do storytelling

As melhores dicas para se aventurar no mundo do storytelling

Você também vai gostar de ler

marketing-para-clientes-grandes-astronautas

16.12.2020 | MARKETING DIGITAL

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

Você precisa inovar na estratégia de marketing para clientes grandes? Que tal se atualizar, inovar e investir em recursos audiovisuais ?

Saiba Mais