A importância dos vídeos para a comunicação interna
A comunicação interna de uma empresa é fundamental para manter a equipe alinhada e motivada. Dentro das possibilidades, o destaque vai para os vídeos, que são o melhor investimento nessa área. O vídeo tem um papel fundamental na comunicação corporativa interna. A comunicação interna tem como foco manter a equipe engajada, motivada e sempre atualizada.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o uso de cartazes, banners, murais e panfletos teve uma queda de 26% dentro da comunicação interna nos últimos anos. Isso é um reflexo da preferência do público-alvo, que está cada vez mais focado em conteúdos dinâmicos e criativos. Os vídeos apresentam mensagens de forma clara e direta, evitando falhas na comunicação. É possível até mesmo substituir reuniões que ocupam o tempo da equipe por vídeos.
Principais vantagens de usar vídeos na comunicação interna:
– Atenção
Vídeos atraem mais a atenção do que textos.
– Mais visualização
Os e-mails enviados com vídeo contam com 13% mais chance de serem visualizados. Assim, a visualização será maior e a mensagem vai alcançar mais membros da equipe.
– Absorção do conteúdo
É mais fácil assimilar conteúdo compartilhado por vídeo do que por texto. Assim, a mesma informação terá maior impacto se for transmitida em vídeo.
– Velocidade
O cérebro humano interpreta as mensagens recebidas em vídeo mais rápido do que em comparação com o mesmo conteúdo transmitido por texto. Ou seja, a equipe terá mais tempo para focar no trabalho e ainda conseguir acompanhar as informações importantes da empresa.
– Mais engajamento
Vídeos são uma ótima forma de manter a equipe engajada durante o desenvolvimento de um projeto. É possível mostrar o andamento do projeto e reconhecer o bom trabalho executado até o momento, mantendo a equipe motivada sempre.
– Interesse
Os vídeos despertam mais interesse do que qualquer outro formato de conteúdo. Na internet, os vídeos possuem uma taxa de compartilhamento 12 vezes superior a todas as outras opções. Dessa forma, podemos concluir que dentro da comunicação interna a melhor forma de despertar o interesse da equipe é com a divulgação de vídeos.
– Maior alcance
Os vídeos criados para a comunicação interna podem passar em televisores espalhados pela empresa, podem ser acessados via e-mail e ter acesso desktop e mobile. Assim, o alcance é maior e mais eficaz do que artigos e cartazes, que podem passar despercebidos e têm acesso limitado.
– Economia
Basta filmar uma única vez e poder compartilhar com toda a equipe, até mesmo de outras sedes da empresa. Assim, longas reuniões e encontros que desviam a atenção da equipe podem ser substituídos por alguns minutos de vídeo.
Quando usar vídeos na comunicação interna:
– Informativos
Divulgação de reuniões, eventos, confraternizações e demais acontecimentos que sejam relevantes.
– Educativos
Ensinar alguma novidade, como o funcionamento de um novo produto ou serviço. É possível, também, investir em treinamento e capacitação à distância.
– Reconhecimento
Os vídeos podem ser usados para parabenizar a equipe pelo trabalho realizado.
– Motivacional
É possível emocionar, inspirar e motivar toda a equipe com apenas alguns minutos de vídeo.