7 dicas para melhorar seu engajamento no Youtube

7 dicas para melhorar seu engajamento no Youtube

25/03/2020 | MARKETING DIGITAL

7 dicas para melhorar seu engajamento no Youtube

O YouTube é uma excelente plataforma para melhorar seu relacionamento com os clientes. O conteúdo em vídeo, além de humanizar marcas, provê também uma experiência muito mais imersiva para os clientes. 

Entretanto, mesmo com todas essas vantagens, de nada adianta investir na produção de vídeos sem antes tomar cuidados básicos para que o seu engajamento e resultados sejam efetivos na plataforma.  

Neste artigo, garimpamos as 7 melhores dicas para melhorar seu engajamento no YouTube. Acompanhe!

1. Utilize técnicas de SEO

Não tem como fugir do SEO (Search Engine Optimization). Hoje, qualquer conteúdo precisa seguir boas práticas de SEO para ser bem ranqueado pelos mecanismos de busca. O Youtube, que pertence ao Google, emprega diversos critérios para avaliar a qualidade dos vídeos e posicioná-los na plataforma. 

Muitas das dicas que você vai conferir abaixo são fatores de posicionamento em SEO, como o título e a thumbnail, por exemplo. Além disso, elementos como descrição, url e transcrições (legendas) certamente também contribuirão para que o seu vídeo tenha uma boa perfomance e seja bem ranqueado. Por isso, não deixe essa dica passar batida. 

2. Saiba escolher um bom título

O título do seu vídeo, além de ser um fator muito importante para o SEO, é fundamental para a taxa de abertura, ou seja, a quantidade de pessoas que clicam no seu vídeo para assisti-lo. Um título chamativo faz toda a diferença, principalmente quando há muito conteúdo disponível  sobre um mesmo tema. 

Na hora de escrever o título do seu vídeo, portanto, vale a pena utilizar técnicas de copywriting, pesquisar os tipos de títulos com maior conversão, analisar os concorrentes. O importante é criar um título que desperte curiosidade. Mas tome cuidado para não cair em sensacionalismos ou utilizar títulos muito longos. Isso pode acabar gerando um resultado oposto ao esperado. 

3. Chame atenção com uma thumbnail

Thumbnail, ou miniatura, é aquela imagem que aparece como resultado de alguma pesquisa no YouTube. Parece uma preview do vídeo, embora nem sempre a imagem da miniatura esteja presente nele. 

Aliada ao título, a miniatura tem a função de instigar, chamar a atenção para o conteúdo. Portanto, é também um dos fatores mais importantes para a taxa de visualizações. Uma thumbnail atrativa pode ser a diferença entre um vídeo com muitos acessos e um vídeo que não performa bem.

4. A frequência que você posta faz diferença

Assim como em qualquer estratégia de conteúdo, a consistência é fundamental para angariar um público fiel que gosta do que você produz. Com o YouTube não é diferente. É fundamental manter um constância mínima de postagens para que seu público passe a enxergá-lo como uma fonte séria e profissional. Com o tempo, você será visto como referência. 

Portanto, mantenha a constância em suas produção! Mesmo que para isso seja necessário fazer vídeos mais curtos, é mais importante ter vídeos toda semana, por exemplo, do que um único vídeo longo uma vez por mês. 

5. Objetividade

Vá direto ao ponto. Isso pode ser um aspecto mais subjetivo, porém faz toda a diferença para o seu engajamento. Numa plataforma com tanta competitividade como o YouTube e com consumidores buscando conteúdos cada vez mais objetivos, se você enrolar demais para falar o que o público quer ouvir, seus consumidores irão procurar um conteúdo que seja mais direto em outro lugar. 

6. Promova interação

Grave seus vídeos como se estivesse conversando com seu público pessoalmente. Promova a interação, peça comentários, faça perguntas, peça que compartilhem o seu conteúdo. Tudo isso aproxima quem está assistindo e facilita o engajamento. Se as pessoas se sentirem à vontade com você e seu conteúdo, rapidamente estarão interagindo nos comentários e etc. 

7. Divulgue em outras plataformas

O YouTube por si só não é capaz de lhe trazer muitos espectadores, a não ser que você já tenha uma reputação grande. Por isso, é essencial utilizar outras plataformas e redes sociais para divulgar seus vídeos no YouTube. Principalmente quando estiver começando, faça muito barulho! Utilize todas as formas possíveis de divulgação. 

 

Espero que este artigo tenha te ajudado. Se ainda tiver dúvidas, CLIQUE AQUI para entrar em contato com um de nossos especialistas. Estamos sempre à disposição para te ajudar em seus projetos de vídeo. Até a próxima! 

 

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