Dicas para storytelling
Storytelling é um termo com origem na língua inglesa utilizado para qualquer conteúdo que conte uma história. Apesar de parecer um conceito novo e moderno, por ser utilizado como uma forte estratégia de marketing, o ato de contar histórias remete ao início da humanidade, que desenvolveu desenhos, alfabetos e idiomas com o objetivo de se comunicar e de registrar histórias. Assim, é fácil perceber a força do storytelling.
Temos facilidade em reconhecer quais histórias gostamos de ouvir, mas nem sempre estar do outro lado e ser a pessoa que escreve a história. Por isso, separamos algumas dicas para você que quer dar os primeiros passos no storytelling.
As melhores dicas para se aventurar no mundo do storytelling
1. A história certa para o público certo
O primeiro passo é definir e estudar o público-alvo. Quando você souber para quem falar, então fica mais fácil escolher o quê escrever, como passar a mensagem e quando divulgar o conteúdo. Estilo e conteúdo devem estar de acordo com o perfil do público-alvo. Dessa forma, é possível levar a mensagem certa para as pessoas certas e obter um resultado satisfatório.
2. A jornada do herói
“Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, foi publicado em 1605 e segue nas listas de livros mais vendidos na história da humanidade. O segredo? A jornada do herói. O público gosta de acompanhar as tentativas e fracassos do herói antes de seu esperado final feliz.
3. Sem limites para os rascunhos do storytelling
Faça quantos rascunhos precisar. Não tenha medo de revisar, editar e alterar o que for necessário enquanto escreve. Afinal, é melhor ter calma e lapidar o trabalho antes de lançar, do que tentar recuperar falhas após o público ter o primeiro contato com a história.
4. Você pode começar pelo final
É isso mesmo. Para ajudar a soltar a sua criatividade e deixar o processo de escrita mais simples, vale começar escrevendo o final da história. Em seguida, basta preencher o caminho que levou o herói ao final de sua história. Essa dica é bastante útil pois permite que o autor veja com clareza qual é o resultado esperado em cada parágrafo, qual é o objetivo de cada frase.
5. Liberte as suas ideias na construção de um storytelling
Escreva tudo que vier à sua mente sem julgar nem analisar. Afinal, é sempre possível revisar e reescrever. Você já deve ter escutado autores falando que a história simplesmente “veio” para eles. Nem sempre a criatividade colabora e flui com tanta qualidade, mas se as ideias forem surgindo vale a pena aproveitar o momento e deixar fluir tudo para o papel.
6. Compartilhe
Abra os seus rascunhos para colegas de trabalho e demais amigos darem opinião. Muitas vezes, uma pessoa que está menos envolvida com a história pode ter ótimas ideias e acrescentar dicas que fazem toda a diferença no resultado final. Vale, até mesmo, pedir a opinião do público. Assim, eles sentirão que têm a opinião valorizada e que são importantes, além, é claro, de ficarem mais ansiosos para ver o resultado final do seu trabalho.