Inbound marketing com vídeos

23/11/2017 | MARKETING DIGITAL

Inbound marketing com vídeos

O termo “Inbound Marketing”, que traduzido para o português seria algo como “Marketing de entrada”, surge como um novo modelo de comunicação entre as empresas e seus clientes, pois foge do modelo antigo (Outbound Marketing), que era a apresentação do produto\serviço para todo o público.

Nesse novo padrão a empresa, através de uma pesquisa, consegue direcionar uma nova estratégia visando um público-alvo, ou seja, aqueles clientes que têm um real interesse no produto\serviço que ela oferece. Sendo assim, não desperdiça tempo e recursos disseminando a mensagem para o público em geral. Dessa maneira, é possível que a empresa seja procurada pelo cliente, e não o contrário.

Como funciona o Inbound Marketing

De acordo com a Hubspot, empresa criadora do termo “Inbound”, fundada em 2006 e que tem como o seu principal trabalho a criação de softwares de atração de clientes, são quatro as principais etapas para que o seu público conecte-se a você: atrair, converter, fechar e encantar.

O principal objetivo desse novo marketing é fazer com que os futuros clientes sejam atraídos para a empresa de maneira natural, sem que ela tenha de ir atrás deles. Para isso, segundo a criadora, uma das melhores maneiras de se conseguir essa atração são as redes sociais. Nelas, a empresa consegue converter desconhecidos em seguidores.

Após essa atração, a empresa dedica-se a transformar esses seguidores em clientes e, futuramente, em promovedores da marca. Cria-se assim um ciclo, pois esses promotores conseguem atrair novos consumidores, o que expandirá a área de atuação da empresa utilizadora do “Inbound”.

Utiliza-se o blog para transmitir conteúdo, mostrando aos futuros consumidores o conhecimento da empresa naquele determinado produto\serviço. Simultaneamente, com as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedln), aumenta-se o alcance da publicação.

Após a divulgação, e com a ajuda de um bom ranqueamento nos sites de busca através de SEO (Search Engine Optimization), o próximo passo é a criação de um Landing Page, ou seja, uma página simples, com pouco conteúdo, que tem como objetivo converter o visitante em um cliente através do preenchimento de um cadastro simples.

A utilização de vídeos no Inbound Marketing

Com a compreensão do que significa o termo “inbound” e de como utilizá-lo, deve-se entender a importância da inclusão dos vídeos nesse modelo de marketing. O fácil consumo e a grande disponibilidade que o cliente tem em visualizar o produto\serviço através de vídeo são exemplos da aplicação dessa estratégia.

Segundo a empresa de tecnologia Cisco®, até 2020, 82% do tráfego da internet será composto por vídeos. O crescimento do Youtube – que, segundo o site Meio e Mensagem, já conta com mais de 98 milhões de usuários brasileiros – demonstra a importância do vídeo na comunicação.

Sendo assim, os vídeos podem ser usados nas chamadas “4 janelas de compras”, que são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Para cada uma, utiliza-se o conteúdo audiovisual de forma distinta.

Na primeira etapa, a de descoberta, deve-se mostrar ao cliente, que ainda não conhece seu produto\serviço, o motivo de ele precisar dos seus conhecimentos e os problemas que ele e a empresa dele possuem. Vídeos com informações da empresa e motivacionais podem ajudar.

O próximo passo é, após o visitante reconhecer o problema, utilizar vídeos com dicas do dia a dia com dados sobre o mercado, o que despertará no futuro cliente um maior entendimento sobre o que está acontecendo e mostrará que ele não está sozinho. Isso poderá transformá-lo num lead, ou seja, um potencial consumidor.

A terceira etapa consiste num direcionamento desse lead para a sua empresa, e os vídeos são importantes, pois farão com que ele, o futuro consumidor, entenda o que sua empresa pode oferecer e qual o diferencial dela para os concorrentes.

Na quarta e última etapa, a decisão de compra, os vídeos são utilizados para a demonstração do seu produto\serviço e a divulgação de cases de sucesso. Algo importante a ser feito é uma pesquisa sobre quais são as maiores dúvidas dos clientes na área de atuação da empresa e esclarecê-las.

O marketing evolui a todo momento, com a entrada de novos consumidores que são mais antenados com mídias sociais e com a interatividade cada vez mais abrangente. É essencial que as empresas consigam adaptar a sua linguagem para que você possa atingir esses futuros leads que estão chegando.

O vídeo online em um mundo competitivo

Você também vai gostar de ler

producao-de-video-conteudo-em-video

25.09.2019 | MARKETING DIGITAL

6 marcas que estão inovando com a produção de vídeos

Se você investe na produção de vídeos ou pretende investir, mas está carente de boas referências, este artigo é para você.

Saiba Mais
divulgacao-com-video-astronautas-produtora-de-filmes

12.09.2019 | MARKETING DIGITAL

4 dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo

Se você veio parar aqui, provavelmente deve saber que as campanhas de divulgação com vídeo estão bombando, certo?

Saiba Mais
marketing-para-clientes-grandes-astronautas

28.08.2019 | MARKETING DIGITAL

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

Você precisa inovar na estratégia de marketing para clientes grandes? Que tal se atualizar, inovar e investir em recursos audiovisuais ?

Saiba Mais