Marketing de conteúdo: inclua vídeos em sua estratégia

Marketing de conteúdo: inclua vídeos em sua estratégia

18/03/2020 | MARKETING DIGITAL

Marketing de conteúdo: inclua vídeos em sua estratégia

Incluir vídeos em sua estratégia de Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para aumentar a autoridade de uma marca, sobretudo, na web e para aumentar o engajamento com seus conteúdos. 

Atualmente, o vídeo é INDISPENSÁVEL para qualquer estratégia de marketing digital bem sucedida. Segundo pesquisa da Breadnbeyond com estatísticas de vídeo marketing para 2020, 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço, ou seja, através de vídeos.

A pesquisa faz ainda a chocante previsão de que até 2022, 82% de todo o tráfego na internet será oriundo de vídeos online. 

Neste artigo, vamos te mostrar por que é tão importante utilizar vídeos em sua estratégia e, entretanto, como fazê-lo. Acompanhe!

O conteúdo em vídeo é absorvido mais facilmente

Mesmo que você crie o artigo perfeito para o seu público, com informações únicas que vão solucionar todos os problemas dos seus leitores, ainda existe a possibilidade de o seu conteúdo não ser lido por falta de tempo, preguiça, ou qualquer outro imprevisto. 

A verdade é que, por mais que o conteúdo escrito seja fundamental para difundir suas ideias, é muito mais fácil dar o play em um vídeo e ficar ali, assistindo ou apenas ouvindo. Ler exige dedicação e concentração exclusivas. Assistir a um vídeo, não.

É por isso que é tão importante incluir vídeos em sua estratégia. Você poderá continuar publicando seus artigos, por exemplo, mas incluindo um vídeo de apoio dentro dele. Trata-se de uma forma de se antecipar aos obstáculos e tornar seu conteúdo incrivelmente fácil de ser “digerido”. Isso possibilita que sua mensagem atinja o maior número de interessados possível.  

Aumento de engajamento

Por ser um conteúdo fácil e dinâmico, as taxas de compartilhamento de vídeos são melhores em relação aos demais formatos. 

Ainda na pesquisa da Breadnbeyond, aferiu-se que 92% dos usuários de dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas. No Linkedin, por exemplo, os usuários compartilham 20x mais vídeos do que qualquer outro tipo de postagem.

Os número falam por si. Quantas vezes você compartilhou com seus amigos aquele texto genial que você leu no seu blog favorito? Poucas vezes, provavelmente. E aquele vídeo engraçado com menos de um minuto de duração que você encontrou no YouTube? Pois é. 

Conteúdo mais didático

Utilizar vídeos contribui para a didática do conteúdo. Especialmente quando se trata de uma estratégia de marketing de conteúdo, muitas empresas alimentam suas plataformas com conteúdos didáticos voltados para seu universo de atuação e para a jornada de compra do cliente. Colocar um especialista em frente às câmeras e fazê-lo explicar sobre a pauta facilitará o aprendizado e, além disso, aumentará a autoridade da marca. 

Formato versátil 

O vídeo é um formato muito versátil. Existem diversas possibilidades que vão da superprodução com efeitos especiais e estúdios privados às transmissões ao vivo com smartphones. Tudo depende de o quanto você pode gastar, ou até mesmo quanto é necessário gastar para atingir seus objetivos com o vídeo. Tendo a resposta em mente, é possível partir para o formato de vídeo mais apropriada para as suas condições. 

Integração entre todos os conteúdos

A grande inteligência de um bom marketing de conteúdo é quando ele consegue conduzir o usuário para o consumo de um conteúdo atrás do outro, tornando-o fã da marca e seu possível consumidor. Melhor, ainda, é quando a marca constrói presença em diversos canais e formatos de conteúdo: blog, redes sociais, youtube, podcast…

Portanto, a ideia é definir pautas e distribuí-las para todos os formatos e canais possíveis, incluindo o vídeo para humanização e autoridade da marca.

Como começar no Marketing de conteúdo?

Começar a fazer vídeos não é uma tarefa difícil. Se pensar bem, a maior parte do trabalho você já fez quando estava montando sua estratégia de conteúdos. Persona, público-alvo, planejamento, pautas, palavras-chave, títulos… Tendo isso em mãos, basta adaptar para o formato de vídeo que achar mais apropriado. Não tem segredo. 

É importante lembrar de analisar os resultados corretamente após cada divulgação. Esses dados vão te dar insights sobre o que pode ser melhorado nos vídeos, se o seu público gostou do conteúdo e outros. 

 

Na Astronautas Filmes trabalhamos com vídeos para estratégias de marketing há mais de 10 anos. Se quiser conversar com a gente sobre seus planos e ideias para vídeo marketing, CLIQUE AQUI para agendar um contato. Ficaremos felizes em recebê-lo.  

 

Leia também:

GRANDES TENDÊNCIAS DO VÍDEO MARKETING EM 2020 QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR

5 COISAS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA ESTRATÉGIA DE VÍDEO MARKETING

5 MANEIRAS DE CRESCER SEU NEGÓCIO COM VÍDEO MARKETING

Você também vai gostar de ler

divulgacao-com-video-astronautas-produtora-de-filmes

12.06.2020 | MARKETING DIGITAL

4 dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo

Se você veio parar aqui, provavelmente deve saber que as campanhas de divulgação com vídeo estão bombando, certo?

Saiba Mais
marketing-para-clientes-grandes-astronautas

09.06.2020 | MARKETING DIGITAL

Como montar uma estratégia de marketing para clientes grandes?

Você precisa inovar na estratégia de marketing para clientes grandes? Que tal se atualizar, inovar e investir em recursos audiovisuais ?

Saiba Mais