Marketing no WhatsApp é uma alternativa eficaz?
O WhatsApp foi criado em 2009 e, em cerca de quatro anos, tornou-se o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil. Inevitavelmente, isso repercutiu nos negócios e muitas empresas já enxergam o WhatsApp como uma oportunidade de se aproximar dos clientes e desenvolver um relacionamento mais próximo.
Acompanhe o artigo e descubra se o aplicativo é ou não é uma alternativa eficaz para ações de marketing!
Conheça o WhatsApp Business
Diante da disseminação do aplicativo e da facilidade para utilizá-lo até mesmo para assuntos comerciais, surge o WhatsApp Business que visa atender às demandas particulares de empresas com o aplicativo.
Com o WhatsApp Business, a sua empresa passa a ter um perfil empresarial e, com isso, consegue inserir informações como endereço, site, e-mail, segmento e horário de funcionamento.
O perfil aparecerá como perfil verificado e, em um futuro certamente próximo, será possível encontrá-lo em um campo de busca, assim como nas redes sociais.
Também é possível configurar respostas automáticas para horários em que não tenha atendimento humano.
Pensando na organização dessas interações, o WhatsApp Business possibilita o uso de tags para categorizar as conversas, separando, por exemplo: clientes em potencial, clientes ativos, promoção, pago, pagamento pendente, ou outros, de acordo com o seu negócio.
É possível acompanhar o que seria a “taxa de abertura” e a “taxa de rejeição” das mensagens enviadas, com dados de mensagens enviadas, entregues e lidas.
Por que investir no WhatsApp Business?
Primeiramente, o óbvio: se o WhatsApp Business existe é porque foi identificada a demanda no mercado. Outras empresas já utilizam o aplicativo. Por que a sua ficaria de fora? É claro que existem diversas variáveis. Neste sentido, analise o seu segmento e os seus concorrentes. Mas, principalmente: analise as demandas dos SEUS CLIENTES.
Ao aderir ao WhatsApp Business, você aposta em rapidez e em proximidade no atendimento ao cliente. A tal formalidade em trocas de e-mails que, muitas vezes, nem são lidos, perde a vez para esse bate-papo mais aberto e disponível, para uma troca de informações mais fluida.
Instale o WhatsApp Business aqui.
WhatsApp como ferramenta de marketing
Diante dessa poderosa ferramenta de comunicação, sua empresa tem a oportunidade de aprimorar o relacionamento com os clientes. Veja como!
Um canal para cuidar do cliente
Por meio do WhatsApp, que tal investir em uma equipe responsável pelo sucesso do cliente? Além de vender produtos ou serviços, uma empresa que sabe fazer a gestão dos seus clientes e um pós-venda eficiente, preocupa-se em ajudar o cliente a fazer o melhor uso do que foi adquirido e em obter feedbacks verdadeiros sobre o que foi vendido. Essa equipe pode ser a mesma responsável por tirar todas as dúvidas dos clientes ativos.
Um canal excelente para divulgar novos produtos e promoções
Essa é uma facilidade para os dois lados, acredite! O seu cliente vai gostar de saber em primeira mão sobre novos lançamentos e, principalmente, sobre promoções. Essa comunicação poderia ser feita por e-mail, mas, neste momento, estamos desenvolvendo um vínculo ainda mais próximo e direto. Mas cuidado: faça isso apenas com clientes, de fato. Enviar para números desconhecidos já seria considerado um spam.
Seja pessoal
Evite as mensagens “copiar, colar”. Neste canal, direcione conversas para o que cada cliente necessita. Mais uma vez, um trabalho para aquela tal equipe responsável pelo sucesso do cliente. Se essa comunicação não for possível, é melhor permanecer no contato por e-mail. O WhatsApp pede proximidade e um atendimento diferenciado.
O conteúdo em vídeo no WhatsApp
Ao elaborar sua estratégia de comunicação e relacionamento com o cliente por meio do WhatsApp, não deixe de fora a divulgação de vídeos institucionais, promocionais ou mesmo de vídeos divertidos, a depender do seu nicho de mercado e estratégia definida.
Priorize vídeos mais curtos e fáceis de serem carregados para garantir sua visibilidade e compartilhamento. E, claro, compartilhe bons vídeos com boa qualidade de áudio e imagem e com objetivos bem definidos.
Se tiver um canal no Youtube, vale a pena compartilhar os links da rede para obter mais visualizações e melhorar o SEO da sua marca.
Após essa leitura, concluímos que marketing no WhatsApp é sim uma alternativa eficaz. Monte sua estratégia, produza conteúdos em vídeo verdadeiramente persuasivos e inove sua forma de se comunicar!
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