Transmissões ao vivo: Isolamento social faz lives crescerem em 90%
Transmissões ao vivo na quarentena em formato de shows ou até mesmo de conversas e debates cresceram em 90%, sobretudo depois da obrigatoriedade do isolamento social com o espalhamento do Coronavírus (Covid-19) no mundo todo.
Se você acompanha minimamente as redes sociais, sobretudo, não tem como não ter notado.
Desde o começo da quarentena, basta abrir o Instagram para notar, na frente dos stories dos amigos, uma fila de bolinhas que indicam que algo ao vivo está acontecendo. Ou seja, tem gente transmitindo algum conteúdo em tempo real.
No YouTube, a maior plataforma de vídeos, as lives se tornam parte do canal de quem transmite logo após serem encerradas, por exemplo.
Por muito tempo, as transmissões ao vivo eram, sobretudo, de empresas de jornalismo ou artistas, por exemplo.
Mas as coisas mudaram, entretanto, principalmente neste período de quarentena.
Tem live de jardinagem, meditação, culinária, discussão política, exercícios físicos, aula de idiomas, aula de dança e sessão de centro espírita.
E elas são feitas por qualquer usuário – de Fátima Bernardes e Anitta à filósofa Djamila Ribeiro, da loja de produtos veterinários até aquele vizinho ou vizinha que é chef de cozinha.
Entre os artistas, inclusive, o que mais se vê são lives “musicais”.
Com shows improvisados ou mesmo produzidos dentro da estrutura que têm em casa, ou seja, chegam a passar horas tocando e cantando para quem estiver assistindo.
Como por exemplo, uma live do sertanejo Gusttavo Lima, que quebrou recordes mundiais, com mais de um milhão de pessoas assistindo ao mesmo tempo.
Transmissões ao vivo na quarentena atestam o crescimento o uso de vídeos online
Não é novidade que o uso de vídeos online está crescendo cada vez mais em qualquer estratégia digital, seja no marketing empresarial seja no marketing pessoal.
Agora, uma nova tendência que está se consolidando ainda mais nesse contexto são as transmissões ao vivo, ou seja, justamente com o crescimento promovido pelas Lives na quarentena .
Isso porque um conteúdo ao vivo gera 3x mais engajamento que um vídeo comum, segundo relatório do Facebook.
Se você chegou a este artigo, com certeza já está ciente disso, certo?
Por isso, com este conteúdo você saberá os prós e contras das principais plataformas de transmissão ao vivo, com a finalidade, de que possa escolher qual a melhor para você de acordo com a sua necessidade.
Vamos nessa?
Quais as principais plataformas de transmissão ao vivo que estão sendo usadas nas Lives na quarentena?
Com a evolução dessa tendência, existem hoje diversas plataformas capacitadas para fazer transmissões ao vivo. As principais — e que você verá neste artigo — são Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
O melhor recurso vai depender do público que quer atingir e, principalmente, do seu objetivo ao fazer a live — como transmitir um evento, uma partida de game, além disso, uma aula sobre algum assunto específico ou um especial de esclarecimento de dúvidas, por exemplo.
Entender as vantagens e desvantagens de cada plataforma vai ajudá-lo, sobretudo, a definir isso. Confira abaixo.
Fazer uma transmissão em tempo real no Facebook é indicado principalmente para quem quer fazer transmissão de eventos e palestras, ou seja, gerar mais interação com o seu público, em uma live para responder perguntas e dúvidas das pessoas.
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Prós:
– Possibilidade de segmentação do público, ideal para quem tem mais de uma persona ou quer direcionar o conteúdo para uma parcela específica da audiência;
– Grande interação do público com a marca, pois é possível que as pessoas façam comentários, reajam e compartilhem o conteúdo no mesmo momento;
– Notificação exclusiva sobre a live, para avisar da transmissão para quem curte e segue a página;
– O Facebook prioriza o conteúdo em live, fazendo com que o conteúdo da transmissão apareça para mais pessoas;
– É possível realizar a transmissão tanto pelo computador quanto pelo celular, seja no próprio Facebook ou por meio de um canal externo.
– A live pode ser salva na página depois da transmissão, permitindo que o conteúdo possa ser acessado depois, tanto por você quanto pelos seus internautas que perderam a live ou querem revê-la;
– Dados para análise de desempenho da transmissão, como qual foi o pico de audiência e em qual momento da transmissão, o alcance, número de visualizações, tempo médio que o público assistiu, engajamento e quantidade de interações, entre outros.
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Contras:
– Limite de tempo de live, podendo durar até 4h.
No quesito lives, o Instagram é ideal principalmente para quem quer se aproximar do seu público, entretanto, pode acabar sendo ótimo para fazer bate-papos ou demonstrar um produto, por exemplo.
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Prós:
– As lives são mostradas no topo da tela, ao lado dos stories, o que é uma ótima vantagem já que, hoje, boa parte dos usuários navega pelo aplicativo por essa funcionalidade;
– Grande interação do público com a marca, pois a audiência pode comentar e reagir com o conteúdo em tempo real, de maneira facilitada no celular;
– Notifica todos os seguidores sobre o acontecimento da live, no momento em que se inicia;
– É possível convidar outro participante/perfil para a live à distância, fazendo com que o conteúdo seja dividido em duas delas.
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Contras:
– Limite de tempo de live, podendo durar somente até uma hora;
– Disponível apenas no aplicativo de celular, o que demanda que o seu público tenha acesso a um smartphone, por exemplo;
– Análise limitada de dados sobre a transmissão, sendo possível apenas ter acesso ao número de pessoas online e uma lista com todos que acompanharam ao vivo;
– Não há a possibilidade de salvar a live no perfil.
YouTube
O YouTube é ideal para quem quer fazer transmissões mais longas, como shows, festivais, aulas e partidas de games.
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Prós:
– Maior limite de tempo de live, podendo durar até 12h;
– Grande base de dados para análise do desempenho da live;
– Possibilidade de agendar a transmissão, facilitando a organização e o planejamento;
– Recurso para adicionar cartões e links internos, para direcionar o público para outros conteúdos relevantes em tempo real;
– Mais recursos de configuração da transmissão, como qualidade, privacidade do conteúdo e interação com a audiência;
– Mais dados para análise de desempenho da transmissão, como sexo e localidade do público, com um relatório completo ao final da live;
– Possibilidade de monetização da transmissão.
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Contras:
– Não dá tanto destaque aos conteúdos em live, sendo necessário que o próprio responsável pelo conteúdo divulgue a transmissão para o público.
Quer uma plataforma mais coerente com transmissões ao vivo que o Twitter? Lá, o que importa são as coisas que acontecem no momento.
Porém, fazer live nessa plataforma é recomendado para quem já tem certa autoridade na página e quer produzir um conteúdo mais completo que 280 caracteres.
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Prós:
– Integração com outra plataforma de lives, o Periscope, permitindo, entretanto, que a transmissão ocorra simultaneamente em mais de um local, aumentando o alcance;
– Interação do público com a marca, pois a audiência, contudo, pode comentar e curtir o conteúdo em tempo real;
– A live pode ficar disponível no perfil após o fim da transmissão;
– Possibilidade de integrar hashtags à live, o que facilita com que o conteúdo seja encontrado pelos usuários.
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Contras:
– Análise limitada de dados sobre a transmissão, sendo possível apenas ter acesso aos comentários, ou seja, número de pessoas que acompanham a live e curtidas, por exemplo.
Já conhece as vantagens das transmissões ao vivo?
A principal vantagem do uso dos vídeos online nas estratégias de marketing é que esse formato de conteúdo ajuda a fortalecer, entretanto, o relacionamento público e marca.
E isso é intensificado com as transmissões ao vivo, já que elas ajudam a humanizar uma empresa, criar uma imagem mais confiável e torná-la mais próxima do seu público, sem truques de edição.
E então, o que está esperando para começar a investir em transmissões ao vivo? Agora que já consegue decidir qual a melhor plataforma para a sua necessidade, fica muito mais fácil, certo?
Agora, clique aqui e confira o passo a passo para uma transmissão ao vivo. Bom aprendizado!
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