Como inovar no vídeo da sua campanha? 6 dicas

campanha-de-video-astronautas-produtora-de-filmes

12/06/2019 | Publicidade | Vídeos - dicas

Como inovar no vídeo da sua campanha? 6 dicas

Como inovar, fazer diferente do que é feito no mercado e, principalmente, como tornar o vídeo da sua campanha mais interessante aos olhos do público? Se essa é uma dificuldade que você tem no dia a dia do seu trabalho, continue lendo este artigo.

Uma campanha publicitária criativa com um vídeo inovador pode ser a alavanca que estava esperando para atingir os resultados que tanto busca, seja para um cliente ou para a sua própria marca.

Nosso objetivo aqui é dar algumas dicas práticas do que você pode fazer e exemplos para te ajudar a ter aquele insight bacana de brilhar os olhos.

Vamos lá? Confira abaixo!

Dicas práticas para inovar com uma campanha em vídeo

Fuja do óbvio no seu roteiro

Essa é uma das grandes técnicas utilizada pelos melhores roteiristas que têm por aí. Quando eles estão pensando e escrevendo um roteiro, eles sempre buscam fugir do óbvio.

O famoso “pensar fora da caixinha” mesmo (ainda que clichê, realmente funciona).

O que isso significa para o seu vídeo? Que, no roteiro, você vai desenvolver ideias que não tenham relação alguma com a sua marca em um primeiro momento, utilizando cenários inusitados, diálogos entre pessoas ou personagens diferentes, situações cotidianas aleatórias.

Não importa o que escolher para tornar o seu roteiro diferente, basta criar conexões com a sua marca e fazer sentido no final. Essa é a hora de ativar a criatividade!

Quer um bom exemplo? Os vídeos das campanhas do Posto Ipiranga mostram bem isso. Olha só:

Eles utilizaram, inclusive, ambientes e cenários que nem existem no mundo real, sempre ligando com a marca deles. Uma ótima sacada.

Resultado: a campanha fica muito mais interessante, atrativa e divertida, não acha?

Divulgue em canais diferentes do que o seu público espera

Não é difícil cair na rotina e se acostumar a seguir sempre as mesmas estratégias. Afinal, em time que se ganha não se mexe, certo? Errado!

Mude esse mindset agora e abra espaço para enxergar oportunidades em caminhos ainda não explorados.

Divulgar no Facebook, Instagram, YouTube, TV…. Isso todo mundo já faz.

Mas, se você quer mesmo inovar e atingir resultados ainda melhores, é essencial que você também explore outras formas de divulgação, sempre pensando naquilo que iria surpreender o público-alvo.

O que acha de, por exemplo, enviar uma mala direta ou mimo para a sua audiência que carregue um pendrive personalizado com o vídeo da sua campanha, como uma nova forma de lançamento?

Aposto que poucos dos seus clientes/futuros clientes, e até você mesmo, já foram impactados dessa forma, certo? Ou seja: mais engajamento e mais chances de que eles fiquem impressionados e compartilhem aquela ação com outras pessoas engajadas com a sua marca.

Ou, ainda, que tal criar um perfil criativo e interativo no WhatsApp para promover o seu vídeo? E se você fizesse uma espécie de sala de cinema/telão no meio da rua para as pessoas que passarem assistirem a sua campanha?

Uma outra forma de aplicar essa ideia do WhatsApp é o que a Pabllo Vittar fez para divulgar o seu videoclipe para a música “Disk Me”.

No vídeo, aparece um número de celular que os usuários podiam adicionar para mandar uma mensagem privada no WhatsApp. Com isso, o público conseguia interagir com a Pabllo com assuntos relacionados à temática do vídeo, por meio de respostas automáticas.

Resultado: a campanha ganhou mais mídia espontânea e engajamento com o público e fez o vídeo chegar a mais de 50 milhões de pessoas.

Portanto, tudo vale na sua estratégia, desde que pense com cuidado no que seria mais impactante para a sua persona, naquilo que faça sentido para a sua marca e para os objetivos da campanha, ok?

Leia também:

6 práticas de sucesso para a divulgação de um vídeo

Faça vídeos com durações que nunca trabalhou antes

O que mais se ouve ultimamente é que os vídeos precisam ser curtos para serem realmente efetivos, que ninguém mais tem paciência para consumir conteúdos muito longos e argumentos do tipo.

Mas, e se você fizesse diferente e trabalhasse com novas durações do que está acostumado?

E não precisa fazer um vídeo só, longo, para a sua campanha. Você pode dividir o material e criar uma série de vídeos ou uma websérie com vários episódios. Já pensou nisso?

Bom, se tem dúvidas se isso é realmente válido, o Banco do Brasil apostou nessa estratégia para celebrar o Mês da Mulher e deu muito certo, com uma série de vídeos com discussões entre mulheres sobre finanças e empreendedorismo feminino.

Olha só como ficou interessante o produto final:

(O restante da série está disponível no canal)

Invista no storytelling

Contar boas histórias em uma campanha em vídeo é um dos grandes segredos para inovar, especialmente se você construir narrativas envolventes, criativas e que criem conexões emocionais com a audiência.

Essa é a essência do storytelling, por isso aposte nessa técnica no seu vídeo.

Saiba mais em:

Dicas para storytelling

Você pode, por exemplo, apostar no humor, trazer um novo personagem em uma situação cotidiana, como uma crônica, incluir pessoas com histórias reais e que façam a persona se identificar, dentre outras possibilidades.

O importante, aqui, é que você fuja das pegadas mais publicitárias, de venda e varejo, já que isso tem aos montes por aí e o público já está acostumado. Vá além!

Fique atento para os memes do momento

O que acha de pegar um meme do momento e incluir no seu vídeo, criando uma relação com a sua marca que ninguém tinha pensado antes?

Não tenha dúvidas: a sua campanha será vista como criativa e inovadora ao fazer conexões inusitadas.

E não ache que memes são algo exclusivo da internet. Muitos deles vão para além do digital e chegam no dia a dia de diversas outras pessoas, como o recente “Juntos e Shallow now”, que a Globo usou para divulgar um capítulo de novela.

Avalie, claro, quais os memes que podem ser mais interessantes e impactantes de acordo com o seu público, ok?

Explore outros formatos

Da mesma forma que você pode inovar utilizando novas formas de divulgação, uma boa dica também é explorar outros formatos de vídeo que você ainda não usou.

Então, ao invés de fazer um vídeo regular promovendo os seus serviços ou produtos, o que acha de criar uma campanha respondendo às principais dúvidas da sua audiência (e não necessariamente sobre a sua marca, mas sobre temas relacionados)?

Ou, ainda, o que acha de gravar depoimentos e fazer um vídeo mostrando os seus cases de sucesso?

Você também pode investir em campanhas em formato de daily vlogs (vlog diário), entrevistas, DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, em português) ou até mesmo nos clássicos tutoriais dos seus produtos, serviços ou temas relacionados.

Não tenha medo de variar a forma como você transmite a sua mensagem e oferece conteúdo para a sua audiência!

E então, qual é a sua ideia de vídeo? Vamos inovar juntos!

O que acha de conversar um pouco mais sobre a sua ideia para te ajudarmos a inovar com o vídeo da sua campanha?

A Astronautas Filmes já acumula mais de 10 anos de experiência no mercado audiovisual e conta com especialistas em vídeo disponíveis para bater um papo sobre o seu projeto, sem compromisso.

Para agendar um café com um de nossos profissionais, clique no botão abaixo para que a nossa equipe entre em contato com você.

Agende uma conversa com um dos especialistas em vídeo da Astronautas.

 

Leia também:

 

decolamos-o-seu-negocio-orçamento-astronautas-filmes

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes.

Você também vai gostar de ler

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

17.07.2019 | Publicidade

O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?

Se você é dono ou sócio de uma agência de publicidade no Brasil e precisa saber como inovar no seu negócio e nas suas campanhas de vídeo...

Saiba Mais