Youtube Ads: Você sabe como anunciar nessa plataforma?

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11/09/2020 | MARKETING DIGITAL

Youtube Ads: Você sabe como anunciar nessa plataforma?

Youtube Ads são aqueles anúncios rápidos que aparecem antes de iniciar um vídeo no Youtube. Ou seja, aqueles 5 segundos de vídeo (antes do usuário pensar em pulá-lo) podem ser suficientes para gerar um alcance gigantesco para a sua marca.

Isso se você produzir um vídeo incrível, é claro, e que seguiu o nosso checklist para gravar vídeos.

Essa estratégia faz parte do Youtube Ads, o serviço de anúncios do Google voltado para o Youtube. Portanto, se você ainda não anuncia na plataforma, está na hora de fazer isso agora!

Até porque…

  • O Youtube é hoje simplesmente a maior rede social de vídeos do mundo. O tráfego na plataforma é enorme — cenário ótimo para suas campanhas.
  • Para se ter uma ideia, a rede chega a atingir as pessoas entre 18 a 49 anos mais do que a TV a cabo. Dificilmente seu público não será alcançado por meio dele.
  • O Youtube também é hoje o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google. As pessoas são ávidas consumidoras de vídeos, e estão buscando solucionar suas dores com a ajuda deles. Afinal…
  • vídeos são práticos, atrativos e, se bem feitos, podem até emocionar e causar forte impacto em seus espectadores.

O que você está esperando para levar a sua marca para milhões de usuários na internet?

Vem com a gente que nós vamos te ensinar, de forma simples e prática, sobretudo, como utilizar o Youtube Ads para anunciar.

Youtube Ads: conheça as opções para anunciar o seu vídeo

Antes de saber como utilizar a ferramenta, entretanto, você deve saber que existem três opções para você anunciar o seu vídeo no Youtube:

  • TrueView in-Stream: essa é a forma clássica de anúncio. Seu anúncio poderá aparecer antes, durante ou depois de um vídeo que o usuário estiver assistindo. No entanto, ele vai poder pular o anúncio depois dos 5 primeiros segundos.
youtube ads

Fonte: Think with Google

  • TrueView Video Discovery: Essa opção faz com que seu anúncio apareça como sugestão para o usuário clicar e assistir. Ou seja, o vídeo pode aparecer nos resultados de busca, na aba de vídeos relacionados e até na própria página inicial do Youtube.
youtube ads

Fonte: Think with Google

  • Bumper Ads: essa opção é mais recente (surgiu em 2016), mas já se tornou uma tendência entre as empresas e profissionais de marketing e agências de publicidade. Aqui o seu anúncio irá aparecer no começo dos vídeos (assim como o in-stream), mas o usuário não terá a opção de pulá-lo. Você terá até 6 segundos (nada mais do que isso) para convencer o seu público a clicar no seu anúncio, ou ao menos fazê-lo lembrar da sua marca. 

Sabe quem foi a primeira a inaugurar o Bumper Ads no Brasil? A Coca-Cola. Assista abaixo o vídeo de apenas 5 segundos que eles produziram:

https://www.youtube.com/watch?v=hSX_MYRRQss

Além dessas três opções, o Youtube Ads também permite Anúncios de Sobreposição (que aparecem bem embaixo do vídeo), e Anúncios de Gráfico ou Banner (que funcionam como banners na parte direita do vídeo).

Você poderá usá-los para complementar os seus anúncios de vídeo. Por exemplo: antes dos 5 segundos do seu anúncio, você pode incluir uma sobreposição na parte inferior com um CTA persuasivo, para que o usuário saiba exatamente o que fazer.

Qual das três opções de anúncios escolher?

Qual das três opções escolher vai depender da sua estratégia. No TrueView in-Stream e no Bumper Ads, aposte em anúncios com grande impacto visual, ou que passem uma mensagem clara, direta e persuasiva.

Já no TrueView Video Discovery, você irá concorrer com os vídeos que irão aparecer baseados na sua relevância e quantidade de visualizações. Por isso, teste anunciar vídeos que resolvam algum problema do seu público-alvo, ou tratem de assuntos imediatos que sejam do interesse dele. 

Como anunciar no Youtube Ads? O passo a passo para você anunciar

         1 Capriche no seu canal do Youtube

Antes de fazer o upload do seu vídeo, capriche no seu canal para que ele fique bonito e igualmente persuasivo. Ou seja, coloque as informações principais sobre a empresa, nome, URL do site, páginas de outras redes sociais para o usuário seguir, e uma imagem de capa personalizada, com nome e logotipo da marca.

         2 Faça o upload do seu vídeo (o segredo: Vídeo com SEO sempre!)

Quando for carregar o vídeo no Youtube, preencha todos os campos, tendo sempre em mente o SEO. Essa estratégia é tão importante que já dedicamos um post especialmente sobre o assunto. Leia aqui: SEO para Youtube: como otimizar melhor seus vídeos.

         3 Crie uma conta no Google Adwords e vincule sua conta no Youtube Ads

Se você já possui uma conta no Google, basta apenas realizar algumas configurações iniciais ao entrar pela primeira vez no Google Adwords. Siga as instruções que o próprio Google disponibiliza em sua central de Ajuda.

Também não tem segredo para vincular a sua conta no Youtube ao Google Adwords. Basta seguir estas instruções aqui e rapidamente seu canal estará pronto para você começar a configurar o anúncio do seu vídeo.

         4 Escolha o Custo por Visualização (CPV) ou o Custo por Clique (CPC)

A plataforma vai pedir para você escolher uma forma de cobrança, que podem ser duas: CPV (Custo por Visualização) ou CPC (Custo por Clique). Veja, resumidamente, o que significa cada uma:

  • CPV (Custo por Visualização): essa é a forma tradicional dos anúncios do Google. Você vai definir o valor máximo que quer investir por visualização, e o valor máximo diário total da campanha. Aqui, funciona como um sistema de leilão: se você investir um valor muito baixo, seu vídeo praticamente não vai aparecer nas buscas. Se investir um valor alto, ele poderá pegar as primeiras posições, e, assim, receber muito mais tráfego.
  • CPC (Custo por Clique): aqui também funcionar como um leilão, no qual você escolhe um lance máximo por clique, e o valor total diário que quer investir. A diferença é que, no CPC, você paga quando o usuário clica em seu anúncio.

CPV ou CPC: qual dos dois escolher?

O CPV é mais indicado para estratégias que buscam a visibilidade da marca, ou para atrair mais pessoas para a sua loja física. Já o CPC, recomendamos que você use para gerar conversões para a sua loja virtual ou e-commerce.

Mesmo assim, você pode utilizar as duas opções. Tudo vai depender da sua estratégia.

Entre em contato conosco para conversarmos sobre o seu projeto. Somos uma produtora de vídeos experiente no mercado, que pode melhorar a comunicação da sua empresa com o uso de vídeos.

Leia mais: 4 vantagens de contratar uma produtora para vídeos no Youtube

5 Segmente o seu público no Youtube Ads

Você deve segmentar o perfil das pessoas que irão ser impactadas pelo seu vídeo.

Mesmo em estratégias de marketing para clientes grandes, com foco na visibilidade da marca, vale estudar a possibilidade de selecionar apenas o público que tem mais chances de clicar no seu anúncio (ou assisti-lo até o fim).

Você pode segmentá-lo por faixa etária, nicho, interesses e até por palavras-chave e termos mais pesquisados.

6 Escolha o direcionamento do seu anúncio

O último passo, mas não menos importante, vai definir para onde o usuário será direcionado quando clicar no anúncio. Ou seja, o ideal é definir esse destino mesmo se o seu objetivo for gerar visualizações.

Você pode levar o usuário para o seu site, para o seu canal no Youtube, ou até para algum outro vídeo seu que traga um conteúdo mais completo, por exemplo.

Agora que você aprendeu a usar o Youtube Ads, falta você aprender a otimizar a sua campanha. E nós vamos te ajudar com essas 7 dicas que separamos sobre o Youtube Adwords.

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