6 campanhas publicitárias criativas para você se inspirar
Ficar de olho no mercado e estar atualizado sobre o que outras marcas andam fazendo é uma das melhores formas de conseguir bons insights para suas campanhas publicitárias.
Por isso, separamos alguns exemplos pra te inspirar e, sobretudo, te ajudar a gerar aquela ideia que você estava esperando.
São ações e vídeos que inovaram das mais diversas formas, seja no storytelling, no formato, público-alvo ou na técnica utilizada.
Vamos lá?
Ministério da Saúde – Combate às Fake News sobre Vacinação
O cenário é o seguinte: cresce cada vez mais o número de pais que estão deixando de vacinar seus filhos, ou seja, por conta de informações equivocadas que receberam sobre a vacinação.
Já deve ter lido algo por aí sobre, certo?
Como, então, mudar isso, de forma efetiva? Sobretudo, Como fazer esses pais terem consciência da importância da vacina para a vida e saúde dos seus filhos?
A solução do Ministério da Saúde foi simples: criar uma campanha em vídeo que mostrasse as consequências da não vacinação para os pais.
E o diferencial: fazer isso com pessoas, situações e histórias REAIS, o que causa muito mais empatia, comoção e, principalmente, ação por parte do público.
O resultado foi este:
Deu para sentir o impacto que esse vídeo teve, não é? Uma ideia simples, mas com muita efetividade e atingindo o público-alvo da maneira certa.
Banco do Brasil – Campanhas Publicitárias de Mês da Mulher
Uma das principais questões hoje da publicidade é em relação a representatividade real das mulheres nas campanhas publicitárias.
No Mês da Mulher, por exemplo, que campanha você criaria? Ou seja, o que você faria para que a sua ideia fosse, de fato, importante, relevante e significativa para esse público?
A resposta do Banco do Brasil foi a seguinte: criar uma série de vídeos feitos para mulheres e com mulheres, em que elas mesmas discutiam as suas próprias pautas da luta feminina, especialmente nas áreas de empreendedorismo, negócios e educação financeira.
Com isso, a marca respondeu a uma demanda real do público e, ainda, reforçou o branding na mente das consumidoras.
Contudo, uma boa referência para quando precisar criar uma campanha com uma pegada social e política, ok?
A série completa você pode conferir aqui.
Metrópoles – Campanhas publicitárias de Trânsito e Volta às Aulas
Imagine o briefing: o tema é volta às aulas e você tem que trabalhar a conscientização no trânsito no meio de tudo isso. Ou seja, O que você faria?
O Portal Metrópoles, em parceira com o Detran -DF, decidiu chamar as próprias crianças para falar sobre trânsito e ajudar nessa conscientização.
Uma campanha divertida, criativa e que, sobretudo, transmite perfeitamente a mensagem que deveria passar. Veja o que acha:
OMS (Organização Mundial da Saúde) – Campanhas publicitárias de Riscos de Produtos Não Saudáveis para a Saúde
Uma das grandes dificuldades que podem surgir em uma campanha é tratar um assunto sério de forma interessante e que prenda a atenção da audiência. Já passou por isso?
A OMS, por exemplo, queria reforçar o quanto o consumo de produtos não saudáveis, como o álcool, pode oferecer riscos sérios e reais para a saúde.
Sobretudo, porque é algo que todo mundo já está cansado de ouvir falar, certo?
O recurso que eles usaram para tornar a campanha atrativa e didática é o uso de ilustrações — que é uma tendência, já que transmite uma informação de forma bem mais clara e lúdica para o público.
É só lembrar de quando estava na escola. No entanto, aposto que entendia melhor uma matéria quando o professor desenhava e ilustrava a questão no quadro, certo? A campanha segue a mesma lógica.
Governo Federal – Constituição e Canal no YouTube
Agora, política é sempre um assunto delicado e que, para muitas pessoas, pode parecer um pouco chato e desinteressante.
Ou seja, se você tivesse que produzir uma campanha para o Governo Federal, como contornaria esse cenário?
Uma boa solução é unir o que é desinteressante com algo que é interessante, que foi o que o Governo fez.
Criou um canal no YouTube, com uma YouTuber à frente das câmeras, para explicar para os mais jovens sobre a história da Constituição.
Toda a linguagem, formato e até duração dos vídeos são adequados para os gostos e comportamentos do público-alvo, algo que você sempre deve considerar antes de criar uma campanha.
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ISOBAR – Campanhas publicitárias de Fim de Ano
E se você tivesse nas mãos a missão de fazer algo diferente na firma para o fim de ano, o que faria?
A Agência de Publicidade Isobar decidiu fazer um vídeo de fim de ano com os seus próprios funcionários.
Nele, dá pra ver o ambiente de trabalho e, principalmente, a interação da equipe, o que pode ser muito útil para diversos propósitos institucionais: promover um bom clima organizacional dentro da empresa, humanizar a marca para os clientes, estimular o desejo nos profissionais do mercado a fazer parte de lá, entre vários outros.
Fala sério: dá vontade de ter gravado o vídeo junto com eles, não é?
E então, conseguiu ter alguns insights para o seu trabalho? Se gostou do conteúdo sobre campanhas publicitárias, compartilhe nas redes sociais e ajude a levar essas ideias para mais pessoas.
Só quem trabalha com publicidade e comunicação sabe o quanto é gratificante fazer um trabalho criativo e interessante como esses que mostramos, certo? Então, apoie ideias e iniciativas que achar legal, beleza?
Um dos principais fatores que ajudam a criar campanhas publicitárias criativa e que traz resultados é contar com a parceria de uma produtora de vídeos profissional. Se tiver uma ideia de vídeo e quiser conversar com um especialista sobre o que está pensando, clique aqui e conte com a Astronautas Filmes!
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