Anúncios de vídeo: 7 passos essenciais
Para criar o seu anúncio de vídeo, você não pode ignorar a etapa de planejamento e de definição de um bom roteiro.
Acompanhe o artigo e melhore o posicionamento e engajamento da sua marca (ou da marca do seu cliente) na internet. Saiba agora como produzir anúncios de vídeo!
1. Defina qual é o objetivo do vídeo
Primeiro, você e sua equipe precisam se perguntar: o que pretendem alcançar com o vídeo? Seja para anunciar na TV ou na internet, seu vídeo precisa ter um objetivo definido.
Você pode querer aumentar o alcance da marca para um público maior, anunciar uma nova linha de produtos, ou mesmo apresentar a nova unidade da empresa para potenciais clientes daquela região.
Talvez você também queira criar um anúncio de vídeo para lançar uma promoção relâmpago, difundir os valores da marca, apresentar a visão geral de negócios da empresa, ou demonstrar como usa algum produto.
O objetivo do vídeo pode impactar diretamente em sua produção e em suas formas de edição e de divulgação. Portanto, defina-o antes de dar o andamento na estratégia.
2. Faça um roteiro
Definido o objetivo do seu anúncio, crie um roteiro com toda a estratégia de comunicação, e identifique os recursos necessários com base nesse roteiro. Planeje o cenário para cada cena, quantas pessoas irão participar, e até quais os efeitos especiais que serão utilizados no anúncio.
A duração que o vídeo terá também deve ser planejada antes, ou pelo menos estipular se será um vídeo curto ou mais longo. Geralmente, anúncios para a TV e Internet são curtos, e vídeos corporativos e institucionais, um pouco mais longos.
Desde que seja atrativo, claro e bem feito, um vídeo não precisa ser necessariamente curto. Tudo depende do objetivo do anúncio.
Para te ajudar, você pode seguir os passos que damos neste artigo > Como construir um roteiro para vídeos?, ou bater um papo conosco sem compromisso para que possamos te ajudar com o seu projeto. Clique aqui para agendar um contato com a Astronautas!
3. Planeje o storyboard
Definido o roteiro do seu vídeo, é hora de montar a estrutura por meio de um storyboard, sempre focando em um formato de anúncio. Essa é a etapa que você vai pensar como deverá ser o vídeo, de forma mais visual. Pense no seguinte:
- Detalhe cada cena do anúncio;
- Defina os ângulos necessários;
- Quem irá aparecer em cada cena, e em que momento.
Ao final, faça um protótipo visual com as ideias. Que tal chamar aquele colega do seu trabalho que manja de desenhos e criar uma história em quadrinhos de como seria o vídeo?
Assim, todo o anúncio poderá ser imaginado mais facilmente. Vai ajudá-lo a identificar melhor quais os recursos e equipamentos que serão necessários.
4. Não esqueça de fortalecer a identidade da marca
No planejamento do seu vídeo, antes de gravá-lo, lembre-se que você deve procurar maneiras de fortalecer a identidade da marca. Existem diversas formas de fazer isso, e nem sempre você vai precisar ser assim tão direto. Use a criatividade e todos os recursos que o seu orçamento permite!
Quer um exemplo rápido? No comercial abaixo, produzido pela Astronautas, estudamos a fundo o público-alvo, definimos a melhor duração do vídeo (falaremos sobre isso mais adiante nesse artigo), e planejamos um conceito que se adequasse ao orçamento e objetivos do cliente.
Decidimos então criar um vídeo descontraído, simples e bem divertido. Assista abaixo:
Percebeu que não divulgamos oferta ou promoção alguma? Decidimos, no caso, fortalecer o vínculo da marca com o consumidor.
Você pode conferir outras produções que fizemos no nosso portfólio, para os diversos clientes que já trabalharam conosco. Clique aqui!
Outra opção é convidar um influenciador digital para ser o protagonista do anúncio. Você já pensou nisso? Nós te ensinamos como escolher um aqui: Por que você deve convidar influencers para uma campanha de vídeo
5. Inove na sua produção
As pessoas andam sem tempo, e são bombardeadas cada vez mais por diversas informações. Praticamente tudo está ao alcance das mãos, e igualmente foge rapidamente delas .
Como prender a atenção diante dessa nova realidade?
Nos primeiros segundos do seu vídeo, ser persuasivo e encontrar maneiras diferentes de manter o interesse da audiência é essencial para prender a atenção.
Mas você sabia que uma produção audiovisual caprichada em recursos tecnológicos, também pode manter o interesse? Muitos se esquecem, mas é uma forma de engajar a audiência a pensar na marca como uma empresa com visão de futuro, atualizada com as últimas tendências, e que, principalmente, não tem medo de investir em um anúncio de poucos segundos.
Leia também: Produção de vídeos: realizar internamente ou contratar?
Por exemplo: como seria o seu anúncio gravado com um drone? Pense nas imagens grandiosas vistas de cima, toda a estrutura da sua empresa sendo mostrada do alto. #Wow!
Nós da Astronautas também utilizamos imagens aéreas, e podemos garantir: a vista lá de cima faz uma grande diferença no seu vídeo. Conheça esse e outros serviços que oferecemos clicando aqui.
Quer um exemplo? Assista a esse vídeo que produzimos para uma agência de viagens. Nem precisamos dizer que as paisagens turísticas que filmamos de cima ficaram belíssimas, não é?
Percebeu como é possível criar anúncios interessantes inovando também nos recursos utilizados na produção?
Aproveite e dê uma olhada nesses artigos para te ajudar a inovar nos seus vídeos:
Como inovar no vídeo da sua campanha? 6 dicas
Top 5 tecnologias que fizeram as produções audiovisuais evoluírem
Conheça inovações no audiovisual e veja como utilizá-las em seu vídeo corporativo
Como fazer uma boa filmagem com um drone?
Preparado o protótipo do seu vídeo, considerando o fortalecimento da sua marca e a necessidade de inovar na produção, você já pode começar a gravá-lo! Vamos lá!
6. Gravando o anúncio: fuja de uma produção amadora!
Na hora de gravar o seu anúncio, certifique-se que você possui todos os equipamentos profissionais necessários.
Isso inclui jogo de câmeras, elementos de cenário, equipamento de áudio, figurino, iluminação adequada (tanto para ambientes internos quanto externos), e demais infraestruturas para que seu vídeo seja, de fato, profissional.
Então, fuja de uma produção amadora e garanta que a filmagem do seu anúncio terá a melhor qualidade possível. Lembre-se: um vídeo profissional também ajuda a fortalecer a sua marca. Ninguém quer ser lembrado pelo amadorismo, certo?
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7. Edite o vídeo de forma minuciosa
A parte final, mas não menos importante, é a edição e cortes de tudo que foi filmado. Atenção: falhar nessa parte pode colocar tudo a perder.
Afinal, uma edição final ruim pode transformar meses de trabalho e dedicação em um produto amador. O público poderá rejeitá-lo já nos primeiros segundos!
Então, se possível, conte com ferramentas de edição profissional. E não esqueça de planejar uma excelente trilha sonora para o anúncio!
Estes artigos aqui irão te auxiliar na edição e trilha sonora. Confira:
Edição de vídeo: dicas de especialistas
Melhores programas para edição de áudio
Saiba como evitar problemas de direitos autorais em vídeos
Viu como é possível criar um anúncio de vídeo com qualidade? Para resumir, basta seguir os passos: definir o objetivo do anúncio, planejar como será produzido, acrescentar elementos que fortaleçam a identidade da marca, buscar a inovação, gravar o vídeo fugindo do amadorismo, e editá-lo com ferramentas profissionais.
Com o vídeo pronto, você já pode passar para a próxima etapa: divulgá-lo nas mídias. E para saber sobre como e onde divulgar o seu vídeo, confira estes artigos aqui:
Onde divulgar minha campanha de vídeo?
4 dicas essenciais para sua campanha de divulgação com vídeo